terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Um selo para os 500 anos da Reforma Protestante



Apesar de não ser um designer, achei por bem criar um selo comemorativo para celebrar os quinhentos anos da Reforma Protestante (1517 – 2017), selo que, embora simples, expressasse alguns valores dignos de reflexão neste momento festivo.
Perceba em primeiro lugar que algumas das linhas paralelas que envolvem ou guarnecem os braços da cruz estão ‘faltando’: Isso representa o lema proposto pelo reformador holandês Gisbertus Voetius (1589-1676): “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est” (“A Igreja é reformada e está sempre se reformando). A frase significa que a obra da Reforma não está concluída, mas persevera ou deve perseverar em seu avanço em direção à verdade e à vivência de um cristianismo a cada dia mais bíblico (há quem utilize o termo apostólico, perfeitamente válido) e equilibrado.
Repare também nas setas direcionais, postas nos quatro cruzamentos da cruz (apontando para o que seriam os pontos colaterais em uma rosa-dos-ventos); tais setas referem que, se a Reforma representou um retorno ou reaproximação à verdade, tal verdade deve ser comunicada com urgência e ímpeto; ímpeto maior do que o daqueles que comunicam o engano, cada vez maior, em cada vez mais variadas formas. Cremos que a Reforma é um movimento engendrado em Deus, peça de perfeito encaixe dentro de seu kairós, seu tempo; movimento que aponta para conserto dos agentes E engajamento na ação, ou seja, reerguimento da Igreja e/para o cumprimento da Grande Comissão. Assim, a Reforma é um prenúncio da volta do Rei, e um movimento fundamental de seu glorioso retorno.
Tal selo integrará todas as publicações e demais projetos editoriais que elaborarmos ao longo do ano de 2017. Mas não trata-se de selo distintivo ou exclusivo: Se lhe parecer oportuno, você está livre para utilizá-lo como quiser, bastando referir esta explicação, sobre a simbologia do selo, em algum lugar de seu projeto, site etc.

Sammis Reachers



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...