quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Fazendo funcionar uma secretaria de missões


Não basta apenas criar uma Secretaria de Missões apenas por criar, é necessário que esta Secretaria funcione realmente, exercendo fielmente as atividades para a qual foi criada.
Certo missionário disse certa vez: “Secretaria de Missões, é tudo muito bonito, mas na prática não funciona”. Ele disse isso por estar a vários anos no campo missionário sem nunca receber uma carta da Secretaria de Missões, ou membros de sua igreja; em dois anos só tinha recebido uma carta do seu Pastor. É claro, que isto, infelizmente continuará a acontecer, mas não deve ser regra e sim exceção. Pois cabe a igreja, através da Secretaria de Missões dar o apoio financeiro, moral, emocional e espiritual ao missionário no campo.
A Secretaria de Missões tem a obrigação de manter a igreja sempre bem informada a respeito de seus missionários e também da obra missionária de maneira geral e abrangente.
Abaixo vamos ver quais são as funções básicas de uma Secretaria de Missões:
  1. Coordenar toda a ação missionária da igreja, em parceria com o Pastor Local;
  2. Envolver a igreja em oração intercessória constante pelos missionários;
  3. Informar a igreja das vitórias, necessidades e motivos de oração de missionários;
  4. Manter contato com missionários que estão no campo, prestando o apoio moral, e também estimular a outros irmãos que façam o mesmo;
  5. Descobrir vocações, apresentá-las a igreja e cuidar de todo o preparo transcultural do vocacionado;
  6. Promover cultos missionários, conferências, seminários, cursos e outras atividades similares para o despertamento e maior envolvimento da Igreja;
  7. Organizar uma biblioteca missionária;
  8. Se possível organizar um boletim informativo missionário;
  9. Adquirir cartazes, bandeiras, e outros materiais de ornamentação que desperte para a obra missionária;
  10. Arrecadar recursos para a obra missionária, promovendo todos os meios de mobilização para arrecadação de fundos. Uma boa maneira é incentivar cada crente a ter seu carnê missionário para que ele possa contribuir sistematicamente todos os meses. Incentive-o depois de acabar um a pegar um outro novo;
  11. Apresentar a Igreja relatório financeiro, bem como das atividades dos missionários;
Organize comissões de trabalho. É importante que todos os membros da Igreja estejam envolvidos, pois, além de ajudar nos serviços, estarão colocando a mente e o coração na obra missionária.

Trecho de artigo retirado de: http://www.semipa.org.br/?page_id=175
Via Miaf

terça-feira, 19 de agosto de 2014

QUEM É ELE?, poema de David Gomes


QUEM É ELE?

Mas, que é esse de jeito assim cansado
que a sorrir percorre o nosso povoado?
Quem é ele que leva na viagem
um cofo com seu rancho
e a Bíblia com a mensagem?

Já o vi pelos rios, navegando alegre
e o encontro outras vezes em pensões de margem
com o povo bom, com o povo incréu
ele é sempre o mesmo, apontando o céu...

Quanta vez mal chegou e vai seguir além
levando seus tratados, com a mensagem do bem.
Canta e ensina ao povo, chora ao ver a dor
combate o pecado, mas transborda em amor!

Deixou atrás sua gente e o conforto alegre
da cidade festiva, cativante e viva
e veio ao nosso encontro
       sem gáudio
        nem comendas,
a viver nosso drama, a desfazer nossa lenda...

De Deus nos fala e que autoridade!
De amor ensina o ideal que anima.
Quem é ele, afinal, conhece-lhe o sinal?

Uma Junta o mandou,  dizem uns
outros protestam, pois contam sua vinda
como oferta de Deus, risonha e linda...
E ele vai feliz, abrindo seu caminho
escola veio dar,
remédio receitar,
e prega o Salvador
que liberta o mesquinho!

Distância ele não vê, calor jamais reclama.
Encarna em sua calma, o Deus bom que proclama,
a pergunta, no entanto, ainda está no ar:

     Mas quem é esse de jeito assim cansado
     que a sorrir percorre o nosso povoado?

É o missionário, amigo, a luz que o céu proclama
o arauto que o sertão veio tirar da chama,
sacando ao pecado, as almas vis, perdidas,
por Cristo, Salvador, Reconstrutor de vidas!
               Bendito sejas,
                             MISSIONÁRIO!

Do livro Antologia Missionária (Casa Publicadora Batista, 1967)

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

21º Congresso Missionário de SEMIPA


21º Congresso de SEMIPA já tem data para acontecer, de 13 a 20 de setembro, no parque de exposições de São José do Vale do Rio Preto – RJ. Este ano, já temos confirmada a presença do Pr. Elias Torralbo, Jean Max, Nerildo Accioly, Angelo Galvão, dentre outros.

Te esperamos aqui!

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

19 maneiras fáceis de despertar os seus amigos para as Nações (e 5 maneiras para garantir que eles fiquem longe delas)



Dicas para aproximar seus amigos da realidade missionária, despertando o interesse e a curiosidade sobre outros povos/países. Traduzido e adaptado para a realidade brasileira por Veredas Missionárias, a partir de Mission Catalyst .

Todos nós sentimos isso, não é? Você experimenta algo bonito, legal, ou incrível, e você tem de compartilhá-lo com alguém. Talvez seja um livro, um lugar, um pensamento ou uma descoberta. Seja como for, você quer que as pessoas mais próximas a você saibam! Você quer que seus amigos e familiares compartilhem a alegria e admiração que você sente.
Quando a "coisa legal" é o amor de Deus pelas nações, e particularmente a sua preocupação com as pessoas atualmente sem acesso à Boa Nova do Evangelho, a sua preocupação não é apenas que eles admirem o que você compartilha, mas que eles juntem-se para resolver o problema.
Assim, a “mobilização prática" realmente significa apenas "venha compartilhar esta paixão e inclinar o ombro a este trabalho comigo." Em junho nós vimos 75 maneiras de colocar o seu dinheiro para uso em Missões . Confira agora essa lista de formas simples, baratas e eficazes para trazer seus amigos para a sua obsessão.

19 maneiras fáceis de introduzir os seus amigos para as Nações

1.      Comprar-lhes um livro. Ridiculamente antiquado? Pode apostar que sim. Mas também ainda eficaz. Eu sou quem eu sou hoje, em parte, devido ao livro In The Gap: O que significa ser cristão no Mundo, de David Bryant . Procure por livros de Missões, mas também por livros em geral (viagens, história etc.) que podem introduzir os leitores a uma parte do mundo que eles provavelmente não poderiam descobrir sozinhos.
2.      Os seus amigos são mais inclinados para filmes do que livros? Por que não fazer uma viagem de poltrona para a África ou Ásia? Acesse essa listagem de filmes que vão colocá-los em contato com outras culturas.
3.      Expresse sua necessidade de ajuda em organizar uma classe ou evento missionário. Pense em convidar alguém com as palavras: "Você tem uma habilidade que me falta.Você pode me ajudar com isso? "
4.      Leve-os em uma viagem de missões de curtíssimo prazo, ou impacto evangelístico. Você pode ainda visitar e servir um grupo de pessoas não alcançadas em sua cidade ou nas proximidades. Pode iniciar com algo que dure pelo menos metade de um dia, mas não mais do que dois dias.
5.      Convide-os a participar de um grupo de oração de curto prazo por Missionários e pelas Nações; por exemplo, 15 minutos antes de irem para a igreja, ou antes de iniciar-se o culto, por quatro semanas. E até mesmo um menor compromisso: Pergunte ao seu pequeno grupo ou igreja, se você pode realizar uma oração mundial, uma vez por mês.
6.      Faça em sua próxima reunião, um pequeno prato de culinária estrangeira, e incentive os participantes a trazerem algo de uma parte diferente do mundo. Considere abrir a sua cópia do livro Intercessão Mundial, de Patrick Johnstone, e orar pelas nações representadas pela comida.
7.      Leve seu amigo para comer comida indiana. Ou etíope. Nervosismo sobre o desconhecido vai manter muitas pessoas afastadas de desfrutar destes pratos fascinantes - e as culturas complexas e belas por trás deles. Sua experiência e incentivo podem abrir novas portas.
8.      Leve-os para conhecer um professor estrangeiro visitante na sua universidade. Ou deixe o carro na garagem e assistam a uma palestra TED ministrada por um inovador brilhante de uma outra cultura (as palestras TED levam de cinco a no máximo 20 minutos, e são ministradas por especialistas de todo o mundo, apresentando ideias e inovações de todos os campos do conhecimento humano. Veja AQUI o diretório dos vídeos já legendados em português).
9.      Convide-os a contribuir para o trabalho focado especificamente em um povo não alcançado. Jesus estava certo sobre a proximidade de nossos corações em relação ao nosso tesouro (Mt 6.21).
10. Convide-os para participar de um culto ou congresso de Missões, seja em sua igreja ou em outro lugar. Especialmente se você souber que pregador ou missionário que ministrará possui uma pregação/testemunho impactante. Considere também convidá-los para fazer um curso introdutório ou básico de Missões (há opções de cursos à distância, por correspondência ou online – veja sobre cursos AQUI). 
11. Apresentá-los a músicas significavas para mobilizar para Missões. Na rádio online Veredas disponibilizamos mais de 140 músicas focadas em Missões/Evangelização/Chamado, de diversos artistas. Confira AQUI.
12. Vão conhecer estudantes ou trabalhadores internacionais juntos. Encontre lugares onde vocês poderão conhecer alguns. Uma boa forma de abertura é: vá com o objetivo de aprender um pouco de árabe ou outra língua de sua escolha. Poucos falantes nativos irão se espantar de alguém tentando aprender a sua língua.
13. Convide seus amigos para participar do programa de intercâmbio de uma universidade ou escola próxima, abrindo sua casa para receber e hospedar um estudante de outro país.
14. Tome um amigo com você para ser voluntário em um programa de assistência aos refugiados em seu estado ou região. Por exemplo, o Brasil tem recebido ultimamente diversos refugiados sírios, que chegam aqui fugindo da guerra civil.
15. Visitem uma mesquita, templo ou local de cultos de algum povo estrangeiro juntos (você não estará traindo Jesus!).
16. Leve as crianças ou o seu grupo da igreja em uma gincana cultural – em alguma exposição num museu dedicada a algum país, ou em algum bairro de imigrantes localizado em sua cidade ou região (caso exista).
17. Não seja chato com isso, mas fale sobre como Jesus era profundamente conectado com as pessoas que estavam para além do fluxo principal de sua cultura, muitas vezes aquelas mesmas pessoas que os religiosos queriam evitar (samaritanos, soldados romanos, prostitutas etc.)!
18. Se você estiver atuando no ministério missionário, convide seus amigos para orar e apoiar você.
19. Faça perguntas ao seu amigo de forma que você possa encontrar um terreno comum, ouvir as suas paixões, e ouvir as suas preocupações. Isso pode acontecer melhor durante um café (ou chá) e com tempo dedicado a isso, durante o qual você poderá introduzir assuntos missionários pertinentes e condizentes com as paixões de seu amigo.

Bônus: Cinco maneiras para garantir que eles Fiquem Longe

Quer que seus amigos fiquem longe de seu interesse/envolvimento em missões? Estes hábitos devem fazer com que o truque funcione com folga:

1.      Constantemente humilhar ou menosprezar a cultura de origem de vocês, dando a  entender que ela não é tão boa / pura / legal como a cultura estrangeira com que você está envolvido.
2.      Constantemente criticar sua igreja (dirigindo palavras particularmente desagradáveis sobre o seu pastor) por não se preocupar com o "verdadeiro coração de Deus".
3.      Agir como se Deus só amasse as pessoas que não são como você e seus amigos. Ou dar a entender que talvez Ele apenas goste mais delas.
4.      Tocar constantemente trombeta sobre suas viagens e realizações missionárias no exterior, enquanto apenas mascara seu desdém para o evangelismo e missões "locais".

5.      Não se importar com seus amigos. Ter cuidados apenas para com a sua “causa”.

sábado, 2 de agosto de 2014

Revista Passatempos Missionários 4: Biografias Missionárias


Já está disponível para download o novo número da revistinha Passatempos Missionários. Esta edição tem por tema Biografias Missionárias
Mais do que de grandes figuras e personalidades, a história da expansão do Reino, do Evangelho de Cristo pela terra, é uma história construída por anônimos. “Deus escolheu as coisas que não são para humilhar as que são” (1Co 1.28), e tenha por certo que somente na Glória saberemos que pequenos agentes, e que pequenas ações, foram usadas por Deus para causar as maiores repercussões espirituais que redundaram na salvação de almas e no alcance de territórios e corações hostis.
Apresentamos nesta edição pequenas biografias de: Conde Zinzendorf e os Irmãos Morávios, William Carey, Amy Carmichael, C.T.Studd, Robert Reid Kalley, David Brainerd, David Livingstone, José Manoel da Conceição e William Cameron Townsend. E ainda palavras cruzadas, uma listagem de livros biográficos e filmes sobre missionários, e a página Reflexões Missionárias, com citações de cada um dos biografados.
As breves biografias que apresentamos aqui têm como único objetivo servir de instrução e inspiração, dando exemplo da grande visão, da humilde entrega e da ferrenha perseverança com que muitos servos de Deus doaram-se à Sua vontade, cientes de que Deus “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2.4). O espaço de que dispomos é exíguo, pelo que as biografias estão bastante resumidas. Incentivamos-lhes a conhecerem a fundo as riquíssimas vidas desses e de outros dedicados servos de Deus, através dos muitos livros disponíveis em português sobre esses verdadeiros heróis da fé.
Esta edição possui 16 páginas e está disponível em formato pdf.

Para baixar a revista pelo site 4Shared, CLIQUE AQUI.
Para visualizar online, ou baixar pelo site Scribd, CLIQUE AQUI.

Caso não consiga realizar o download, solicite-me o envio por e-mail: sammisreachers@ig.com.br

Colabore conosco, repassando esse recurso para outros irmãos e igrejas, divulgando em seu blog, site ou redes sociais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...