domingo, 24 de fevereiro de 2013

Projeto Semeando à Distância da Missão Novas Tribos do Brasil: conheça e contribua com esta iniciativa!



Este projeto de apoio pedagógico tem como finalidade principal auxiliar na educação de crianças indígenas da etnia yanomami, na aldeia KOMIXI PYWEI, no extremo Norte do nosso Brasil.

O objetivo deste programa é providenciar meios e recursos para que esta comunidade, como um todo, continue recebendo os benefícios da alfabetização na língua materna.

Esta aldeia se encontra aproximadamente a 500 quilômetros da cidade mais próxima. Está localizada dentro da reserva yanomami, no segundo maior município do Brasil, Barcelos, AM.

O acesso é feito por vias fluviais, usando quatro rios: Rio Negro, Rio Demini, Rio Alalaô e Rio Jutaí.

Os recursos mobilizados fornecerão à comunidade Komixi Pywei: material escolar, a construção do espaço físico para o funcionamento da escola e treinamento para os professores indígenas.  Observando o contexto diferenciado.

LOCAL DA REALIZAÇÃO DO PROJETO: Aldeia Komixi Pywei, Rio Jutaí, afluente secundário do Rio Demini, Município de Barcelos, AM, a 500 km da cidade.
  
ETNIA: Yanomami.
POPULAÇÃO: 270
PÚBLICO ALVO: Alunos e membros da comunidade Komixi Pywei, yanomami.

OBJETIVOS GERAIS.
  1. Construir a escola.
  2. Comprar material didático.
  3. Apoiar a comunidade Komixi Pywei na educação escolar, na sua língua materna.
  4. Aquisição de escovas de dente e creme dental como parte da educação escolar.
  5. Apoiar os professores indígenas com incentivos materiais.

Obs. A escola é posicionada dentro da casa comunitária; na essência, é uma parte desta grande casa. Um espaço bem cultural, estratégico e aceito pela comunidade. Alunos e professores em aula ficam à vista de todos; aspecto importante dentro da cultura yanomami. 

JUSTIFICATIVA:

A criação do Projeto SEMEANDO À DISTÂNCIA é resultado do desejo e necessidade autênticos da Comunidade yanomami no Komixi Pywei, de continuar o seu processo educacional.  Para tanto, a escola precisa dispor de condições apropriadas – espaço físico, recursos didáticos e humanos.
De um lado apresentamos os protagonistas desta história: os próprios professores yanomami, atuando dentro de um processo de educação diferenciada, dispondo de elementos culturais e linguísticos próprios. Eles estão colocando em prática o que aprenderam, mesclando o conhecimento próprio com o adquirido ao longo dos anos através dos vários missionários da MNTB, que estiveram ali.
 Do outro lado, nós, a família Cambuy, missionários junto a este povo por treze anos, formalizamos o Projeto SEMEANDO À DISTÂNCIA, oferecendo assim oportunidade para que muitos conheçam e participem deste desafio.
Em 2007 havia aproximadamente 40 alunos alfabetizados na língua yanomami e dois professores indígenas. Atualmente este grupo possui quatro professores e uma média de 80 alunos. Além dos que estão sendo alfabetizados via sala de aula, normalmente crianças entre 6 a 14 anos, há os que estudam fora das salas, sozinhos, pois para eles não há professores. O apoio através do projeto visa alcançar estes também.
Estudar, para este grupo de yanomami, é um status - todos querem aprender a ler e escrever, inclusive os idosos. Assinar seus nomes não significa muito na aldeia, contudo desejam fazer o papel falar (ler e escrever), bem como entrar no mundo da matemática e ter domínio sobre os números, pesos e medidas. 

PARCERIA
As ações deste projeto serão realizadas sempre com a participação da liderança da comunidade local, Komixi Pywei, juntamente com os missionários da MNTB.

AÇÕES
A compra do material didático, as aulas ministradas aos professores e as demais ações serão executadas pelos missionários da MNTB, responsáveis pelo Projeto, contando com a participação dos indígenas membros da aldeia Komixi Pywei.

RECURSOS
Os recursos virão de doações voluntárias de igrejas evangélicas e de pessoas física e jurídica que compreendem, na íntegra, as ações deste projeto.
Todas as doações serão depositadas em uma conta da MNTB criada especificamente para este fim. Os valores serão repassados ao projeto e justificados posteriormente mediante notas fiscais e comprovantes legais.
Todos os recursos destinados ao PROJETO SEMEANDO À DISTÂNCIA 2013 serão exclusivamente para o mesmo. Se as doações ultrapassarem o valor planejado, estas serão destinadas à sua continuação nas próximas etapas.
Todos que desejam participar podem entrar em contato ou fazer sua doação na conta abaixo discriminada e seguir as orientações para conclusão.
Ressaltamos que é importante sabermos quem fez a doação para expressarmos os devidos agradecimentos, prestarmos relatório e comprovar a sua origem legal.

Caso você tenha desejo de ajudar-nos, de qualquer forma possível, entre em contato para que possamos enviar informações pormenorizadas sobre o projeto, e todo e qualquer esclarecimento necessário:



E caso você queira contribuir, por favor enviar sua doação para: MISSÃO NOVAS TRIBOS DO BRASIL
CNPJ 02.816. 023/0001-2
Banco Bradesco, Agência 240-2     Conta corrente: 56855-4.

Ao efetuar algum depósito para o PROJETO SEMEANDO À DISTÂNCIA, é necessário AVISAR:
Quem está fazendo a doação;
Que é destinado ao PROJETO SEMEANDO À DISTÂNCIA;
Qual o valor doado;
Qual a data do depósito.

INFORMAR ATRAVÉS DE UM DOS CONTATOS ABAIXO:
                familiacambuy@hotmail.com
                  josias_cambuy@mntb.org.br





Um comentário:

guiomar disse...

veredas missionárias é um projeto admiráel. Você está preven do o futuro das crianças indíginas nem só elas como outras crianças mais. Estou adorando sua preocupação com essas cruanças, você está de parabens.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...