terça-feira, 30 de outubro de 2012

Livros Missionários - Leia algumas resenhas


No blog da Missão BASE, uma organização cujo foco é apoiar igrejas, missões e agências missionárias em seus esforços, colhemos as resenhas destes três livros de interesse missionário, boas dicas de leitura para os interessados.

image-livros-capa_fabrica1
FÁBRICA DE MISSIONÁRIOS - Afinal, como nascem os missionários? De onde vêm? Para onde vão? O que fazem? E por que fazem o que fazem? Se a fábrica de brinquedos do Papai Noel fica no pólo norte, a fábrica de missões fica em Jerusalém. Se do pólo norte vem o Papai Noel, de Jerusalém vêm os missionários.
Para Rubem Amorese, Jerusalém é a cidade onde vivemos. E o “ide” de Jesus não significa que eu não possa ficar. E, mais, não é apenas uma questão de geografia.

Fábrica de Missionários aponta para uma compreensão mais abrangente e bíblica da palavra “missionário”.
“Existem duas palavras que o diabo gosta de usar na igreja: “leigo” e “missionário”. A primeira desqualifica a maioria dos cristãos, colocando-os como coadjuvantes na tarefa missionária. A segunda qualifica uma minoria como sendo os únicos sobre quem pesa a responsabilidade de realizá-la. Os que vão para outros países têm uma forte convicção de chamado; os que ficam não têm convicção alguma. Não deve ser assim. Fábrica de Missionários nos apresenta um novo desafio.”

— Ricardo Barbosa


A ESPADA E O BISTURI - A história de um cirurgião de fé e coragem na África
Esta é a história da sua vida, sua obra e sua determinação de servir a Deus na África, mesmo durante os anos de independência assolados pela guerra.
“Bob Foster é um homem que vive e respira missões, … e agora escreve de modo tão cativante que é difícil interromper a leitura. É um livro obrigatório para os que amam o trabalho missionário, tanto os veteranos como os que estão se preparando” Don Miller
“Vivemos em uma época que heróis cristãos de verdade são muito raros, um tempo em que sacrifícios por Cristo são difíceis de encontrar, sem falar de imitar. O dr. Bob Foster e sua esposa Belva são heróis cristãos de hoje, e você vai ficar empolgado com a leitura da sua biografia. Ao crer que Deus supriria as mensalidades da faculdade de medicina, ao construir um hospital no meio do mato, ou ao ministrar durante a guerra civil em que milhares de africanos fugiam apavorados para salvar suas vidas, Bob e Belva confiaram em Deus e cumpriram fielmente sua tarefa. Leia este livro e deixe Deus inspirar você a servi-lo” Greoffrey Griffith

capa_missionarios_feridos

MISSIONÁRIOS FERIDOS - Viver perigosamente é algo que missionários e heróis têm em comum. No entanto, nunca vimos um membro da “Liga da Justiça” falando de frustrações ou sofrimento. Em geral os super-heróis, casados ou solteiros, se adaptam a qualquer contexto, fazem tudo sozinhos e riem por último. Com os missionários não é assim.

Missionários voltam para casa, para suas igrejas, às vezes antes de terminarem a missão. Alguns não se adaptam, muitos precisam de ânimo, de convicção do chamado, de apoio familiar, de cuidado pastoral e, ao contrário dos heróis, de descanso.
As igrejas precisam ouvir seus missionários, compreender o contexto em que vivem e oferecer-lhes, mais do que treinamento, um cuidado integral. Missionários Feridos é ao mesmo tempo um clamor daqueles que servem em contextos de sofrimento e um instrumento para a resposta das igrejas aos que foram enviados.

Missionários Feridos contribui para que os missionários tenham uma retaguarda cada vez mais eficiente no apoio espiritual e material quando do envio, e para que, ao voltar do campo, em vez de apenas enfrentar uma agenda pesada, possam ser cuidados, acolhidos e pastoreados.”


— Osmar Ludovico

terça-feira, 23 de outubro de 2012

VAMOS PLANTAR UMA IGREJA NO SERTÃO NORDESTINO JUNTOS?


Por Sérgio Ribeiro

Querido(a) Irmão(ã),
Graça e Paz!
Excepcionalmente estamos sem uma igreja parceira definida para os dois Projetos Missionários que faremos em janeiro próximo. Peço suas orações, pois não podemos perder a oportunidade de abrirmos mais duas igrejas no sertão. Se sua igreja pode ser nossa parceria, entre em contato comigo. Se não, veja se algum Pastor/Igreja do seu rol de amizades pode ser desafiado(a) para tanto.

Seja Nosso Parceiro, Vamos Abrir Juntos
Uma Nova Igreja no Sertão Nordestino

Desde 1983 a Missão Juvep planta igrejas nos municípios menos evangelizados do sertão nordestino em parceria com igrejas de várias denominações evangélicas.
Nossa parte é pesquisar o município e montar a estratégica e mobilização para a realização de um grande impacto por 20 dias, o que sempre acontece nos meses de janeiro e julho.
A igreja parceira deve prover o casal de obreiros, aluguéis (da casa para moradia do casal e do salão onde reunirá a igreja). Se necessário, a Juvep dará assistência pastoral e estratégica aos obreiros.
Pela graça de Deus o Evangelho tem prosperado nos sertões nordestinos e o número de crentes tem crescido significativamente. Porém, a necessidade ainda é muito grande. Por isso continuamos a mobilizar esforços para que mais igrejas sejam plantadas em todo sertão, prioritariamente nos municípios com menos de 5% de crentes.
Estaremos realizando de 04 a 27 de janeiro o 58º Projeto Missionário, quando pretendemos mobilizar pelo menos 150 voluntários para alcançarmos dois municípios e plantarmos uma igreja em cada um deles.
Então, temos o grande desafio de plantarmos duas igrejas em dois municípios entre os mais carentes do sertão. Falta-nos as igrejas parceiras que adotem tais municípios e assumam estes campos missionários que serão alcançados em janeiro próximo.
Por isso, convidamos o querido pastor a orar por este assunto e vir abrir com nossa ajuda uma nova igreja numa cidade carente do sertão nordestino.
Aguardo o seu contato.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Movimento Magrebe - Um esforço interdenominacional para alcançar o norte da África para Cristo



O Projeto Magreb Movement é um conjunto de ações que visam a implantação da Igreja de Cristo entre os magrebinos. Por isso, visamos a união de pessoas, grupos, igrejas, denominações e órgãos missionários para que possamos juntos alcançar o alvo. Mas como você e sua igreja podem se envolver?
Queremos apresentar agora algumas iniciativas que estão sendo feitas na região. Em todas elas você pode ser um “co-participante”. Leia cada opção com atenção e veja em qual você poderia se envolver e, junto com outros, contribuir para o avanço do Reino. Desde já agradecemos.
- REDE DE INTERCESSÃO – Essa Rede é formada por pessoas que tem, em seus corações, o desejo de orar. Você também pode sensibilizar outros à orarem pelos povos da África do norte. No nosso site há muitas informações e pedidos de oração que podem ser usados por você e compartilhados em sua igreja. Incentive o seu pastor a ter períodos frequentes de intercessão missionária, tenha 5 minutos de intercessão dominical, envolva o ministério de oração de sua igreja. Para saber mais, visite a página Intercessão. Lá você saberá como orar e também fazer o download gratuitamente de um Manual de Oração. Assim, durante um mês, você e sua igreja estarão intercedendo especificamente pela região. Mas não se esqueça de se apresentar para a gente. É uma alegria conhecê-lo e ouvir de você o que Deus tem te falado enquando você intercede por estes que Ele tanto ama. Entre em Contato.
- EXPEDIÇÃO DE ORAÇÃO - Já imaginou na possibilidade de você ir até o campo, ter uma experiência transcultural curta mas abençoadora? Já imaginou participar de uma “Caminhada de Oração” no local, de ter contato com trabalhadores e orar por eles? Tudo isso pode ser possível se você fizer parte de uma Expedição de Oração. O objetivo principal é proporcionar um tempo de louvor, adoração e intercessão em um país da África do norte. Tanto você, como um grupo de amigos, líderes de igrejas podem vir. Temos a certeza absoluta que você será impactado, como também a nação que te receberá.
- BUSINESS – Nós cremos que a missão é integral. Para que possamos realmente impactar a sociedade, existem projetos acontecendo na região. São “fazedores de tendas” realizando negócios, impactando a sociedade e o povo. Muitas atividades empreendedoras estão em curso e várias delas carecem de apoio financeiro ou do que chamamos de “consulting”. Para que possamos continuar com essas atividades, pedimos a colaboração e investimento nesses projetos. São iniciativas simples (mas importantes), que ajudam pessoas locais a desenvolverem seus pequenos negócios. Escolas e universidades também estão abertas à incentivo na educação e alguns contatos estão sendo feitos. Clique aqui e saiba um pouco sobre o assunto. Se você é empresário e empreendedor, se possui um negócio próprio e quer saber como ajudar usando o talento que possui, aguardamos o teu contato. A sua profissão também é um meio de glorificação do Reino de Deus.
Leia este exemplo de um empresário cristão no norte de Israel, e saiba um pouco mais do que significa “BAM” (Business As Mission). Saiba mais:
- INVESTIMENTO – Existem cristãos locais que precisam de uma ajuda financeira para poder realizar um negócio próprio ou ainda ajudar no ministério em si. Como precisamos caminhar juntos, estamos levantando igrejas para apoiarem financeiramente esses trabalhadores. A ideia é ajudá-los a pescar, ajudando-os a se desenvolverem e vendo até possibilidades de treinamento, caso seja a realidade. À muito a ser feito e não podemos perder as oportunidades.
- PROJETO ADOTE UM POVO - Com o passar dos anos muitas iniciativas missionárias foram criadas, todas elas bem vindas e com o único objetivo de expandir o Reino do nosso Pai. Nós apoiamos o projeto Adote Um Povo porque acreditamos que, através da união de igrejas e denominações, ações específicas e diretas podem ser feitas para o alcance de um povo. Ao se focar em povos, o alcance é mais direto. Obviamente que a nação (país) onde este povo vive será abençoado. Estamos convidando grupos de cristãos, igrejas e denominações à adotarem povos da África do norte. Para saber mais, clique aqui.
- TREINAMENTO MISSIONÁRIO – Entendemos que Deus continua levantando pessoas para irem ao campo e a região magrebina precisa muito de novos trabalhadores. Várias organizações missionárias possuem um treinamento que visa o trabalho transcultural e torna-se necessário o preparo nessas escolas para uma boa adaptação ao campo. A formação precisa ser integral, abrangendo os dons e talentos da pessoa, trazendo um prepado teológico e missiológico. Podemos ajudar você (que possui um chamado transcultural) a encontrar um centro de treinamento que mais se adeque à sua realidade e chamado.
Acesse o site do movimento e tenha acesso a muitas outras informações e recursos: http://www.pordosol.org

sábado, 13 de outubro de 2012

Informações Missionárias: Os últimos posts do blog Equattoria



O Equattoria é um blog auxiliar do Veredas Missionárias. Leia os últimos posts publicados no blog:

O consumo de Noz de Areca ou Bétele - Um vício disseminado por grande parte de Ásia e África



















































segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Encontros do ministério underground da Portas Abertas para jovens em todo o Brasil


Encontro underground

"A oração pode ir aonde nós não podemos." - Irmão André

underground, ministério de jovens da Portas Abertas, está há mais de 11 anos desafiando a juventude brasileira a agir em favor da Igreja Perseguida. Como parte do Corpo de Cristo, fazemos o que está ao nosso alcance para servir aos cristãos perseguidos, mas nossa principal arma é a oração. Este é o principal pedido de nossos irmãos e é o mínimo e o máximo que podemos fazer. Convidamos você a participar de nossas reuniões, ser desafiado pelos testemunhos da Igreja Perseguida e, junto com jovens de várias igrejas diferentes, perseverar na oração por todos os santos (Ef 6.18).

Paraíba
João Pessoa - 27 de outubro às 14h30
Local: Praia de Tambaú
Ponto de encontro: Busto do Tamandaré
Contato: kadidja@gmail.com

Pernambuco
Recife - 20 de outubro às 9h
Local: Parque da Jaqueira
Ponto de encontro: portão principal do parque
Contato: kadidja@gmail.com

Sergipe
Aracaju - 27 de Outubro às 15h
Local: Av. Adélia Franco, 2850, Condomínio Jardim América, Bloco N - Ap 503, Bairro Luzia
Contato: cah.acioli@hotmail.com

Minas Gerais
Belo Horizonte - 13 de outubro às 14h30
Local: Parque Municipal no centro de BH
Ponto de encontro: Coreto do parque
Contato: quezia.castro@portasabertas.org.br
Rio de Janeiro
Capital (Tijuca) - 13 de Outubro às 14h
Local: Casa da Sand e Thiago
Ponto de encontro: Praça Saens Peña, às 13h30
Contato: sand.dejesus@gmail.com

Nova Iguaçu - 20 de Outubro às 14h
Local: Igreja Evangélica de Jesus
Endereço: Av. Abílio Augusto Távora, 2919, Marco II - próximo a UNIG e Brasil Tintas
Contato: sand.dejesus@gmail.com

Luau em Muriqui - 
20 de Outubro às 22h
Local: Praia de Muriqui
Ponto de Encontro: Praça principal de Muriqui, no ponto final do ônibus Muriqui - em frente ao Banco 24h.
Levar: Canga ou toalha para cobrir a areia, instrumentos de música e lanches.
Contato: caroldepaulapsi@gmail.com 

São Paulo
Sorocaba - 06 de outubro às 15h
Local: Rua Santa Cruz, 352, Centro - próximo ao Terminal São Paulo
Contato: ugsorocaba@hotmail.com

São Paulo (zona sul) - 20 de outubro às 15h
Local: Sede da Portas Abertas Brasil
Endereço: Av. Barão do Rego Barros, 664, Vila Congonhas
Ponto de Referência: próximo ao Hotel IBIS (em frente ao aeroporto de Congonhas)
Contato: marcelo.historiaantiga@gmail.com

Campinas - 20 de outubro às 19h30
Local: Casa do Rubi e da Cíntia
Ponto de encontro: em frente ao terminal Ouro Verde
Contato: cintiacruzm@hotmail.com

Sorocaba - 21 de outubro, das 8h às 17h
Ajude a Igreja Perseguida!
Local: Pet Shop Glamour
Endereço: Rua Mascarenhas Camelo, 137, Vila Santana
Os voluntários estarão neste Pet Shop dando banho em cães. A renda obtida será revertida para a Portas Abertas.
Agende seu cão pelo telefone: 15 9670 0715 (Pollyana)

Sorocaba - 27 de outubro, às 19h30
Local: Catedral Missionaria Jesus Reina
Endereço: Rua Antônio Roque Rodrigues, 393, Jd. Dois Corações
Contato: ugsorocaba@hotmail.com


SETUBAS!
Equipe underground Brasil - http://www.underground.org.br/

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PAKAU ORO MON - Livro com o testemunho da missionária Kelem Gaspar disponível para leitura online


A missionária Kelem Gaspar, que por muitos anos atuou entre povos indígenas, disponibilizou para leitura online seu livro Pakau Oro Mon, onde relata seu poderoso testemunho de vida e missão. Um obra que certamente lhe impactará, tenho absoluta certeza. Leitura recomendada! E caso você queira, pode também adquirir o livro impresso, colaborando assim com a obra que nossa irmã vem realizando atualmente.
Hoje Kelem Gaspar trabalha com a divulgação de missões, criação de secretarias de missões, ministrando estudos, levantando fundos para investir em missões e atualmente está trabalhando na construção de uma Escola de Missões para a preparação de missionários transculturais no município de Maracaná, interior do Pará, além de outros projetos missionários, educacionais e assistenciais, como uma creche para as crianças locais.
Visite o site de nossa irmã, onde você poderá conhecer toda a obra, assistir a vídeos, áudios e conhecer todas as necessidades da Missão. Colabore com a expansão do Reino de Deus!

Leia o livro: http://pt.scribd.com/doc/45799821/Pakau-Oro-Mon-Re-Digit-Ado

Acesse o blog da Kelem: http://missionariakelem.blogspot.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...