quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Missões de forma simples


http://www.mispa.org.br

O Evangelho de Mateus nos traz sérias lições sobre Missões de um jeito bastante simples. O evangelista deixou bem delineado esta tarefa fundamental da Igreja.

INTRODUÇÃO

O nascimento do Missionário-Mor. 1.23.
O missionário João Batista anuncia a chegada do Reino dos Céus. 3.1,2.
Jesus Batiza no Espírito Santo. 3.11.
Jesus limpará a sua Eira (local onde se malha, trilha, seca e limpa cereais e legumes) - queimará os ímpios no fogo eterno (depois do julgamento final). 3.12.

A CHAMADA E O SERVIÇO

Chamada de dois homens para missões desde a conversão, 4.18,19.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça. Os missionários estão neste contexto, 5.6.
Os obreiros são: sal da terra e luz do mundo, 5.13-16.
Deve-se ajuntar tesouro nos céus, 6.20.
Quem prioriza o Reino de Deus tem as suas necessidades básicas garantidas, 6.31-33.
Lei da semeadura - em querendo aceitação do pecador ao Evangelho deve-se dar atenção a eles, 7.12.

UM VERDADEIRO TRATADO MISSIONÁRIO - CAPÍTULO 10

Poder sobre as potestades, 1;
A chamada, 2-4;
Projeto missionário: aonde e como fazer, 5,6;
Tema principal da pregação: é chegado o Reino dos céus, 7;
Atividade secundária - milagres, cura, libertação ressurreição de pessoas, 8;
Ética ministerial - sobre os bens, indumentária, proventos, postura, comportamento, educação, 9-15;
O tenebroso quadro social em que vivem os missionários, 16-29;
Título de propriedade dos missionários - até os cabelos são contados, 30,31;
A salvação por confissão pública, 32,33;
A discussão por causa do Evangelho, 34-39;
A qualidade dos galardões, 40-42.

SOBERANIA DIVINA

A soberania de Deus na salvação - "ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar", 11.27;
Todo pecado e blasfêmia são perdoados, 12.31a.
O pecado sem perdão - blasfêmia contra o Espírito Santo, 12.31b.

APROVEITAMENTO DA MENSAGEM

A semente e os 4 tipos de terrenos: 13.1-8
1 - Ao pé do caminho - as aves comeram;
2 - Em pedregais - com pouca terra logo nasceu, vindo o sol, queimou-se e secou-se porque não tinha raiz;
3 - Entre espinhos - os espinhos cresceram e a sufocaram;
4 - Boa semente - fruto: 1 a 100, 1 a 60 e 1 a 30.

A PRESENÇA DO JOIO

Boa semente lançada. Por descuido semeiam o joio - têm que crescer juntos até a ceifa quando o joio será queimado e o trigo recolhido, 13.24-30.

CARECTERISTICAS DO REINO

É como a semente de mostarda - da menor das sementes faz-se uma grande hortaliça, 13.31,32.
Como fermento (não confundir com o exemplo negativo em 16.6) - DABH - elemento capaz de provocar trocas químicas, a fermentação, sem nada ceder de sua própria matéria aos produtos de fermentação, 13.33.
Jesus usava parábolas para falas à multidão, 13.34,35.
O Reino como tesouro escondido - o homem vende tudo que tem e compra o terreno que tem o tesouro, 13.44.
O Reino como pérola preciosa - o negociante vende tudo para comprá-la, 45,46.
O reino é seletivo - da rede cheia são tirados apenas os peixes bons, os maus são lançados fora, 13.47-50.

APTIDÃO DOS PREGADORES E MESTRES

Os discípulos de Jesus são capazes de fazer ligação entre o Antigo e Novo testamento (Bíblia, edição pastoral), 13.52.
Jesus fez missões transculturais - Tiro e Sidom, ao norte da Galiléia, 15.21-28.
Os pregadores, como todos os cristãos, devem saldar os seus compromissos, mesmo questionáveis, a fim de evitar o escândalo, 17.24,27.

RECOMPENSA INDIVIDUAL E ABRÂNGÊNCIA DO REINO

Recompensa - Os trabalhadores na vinha - Jornada, uma moeda de prata por dia para o trabalho até às 18 horas. Turma contratada de madrugada, outra às 9h, 12h, 15h, 17h, respectivamente. O pagamento igual para todos. 20. 1-16

A abrangência do Evangelho - para testemunho a todas as Nações (versão trilingüe), 24.14.

Recompensa - Distribuição de talentos: 5, 2 e 1. Quem investiu ganhou, quem não investiu, até o que tinha perdeu para quem investiu mais. Quem não investiu perdeu até o pouco que tinha. 25.14-30;

CONCLUSÃO

O livro de Mateus é tão missionário que termina citando o mandamento de Cristo sobre a tarefa fundamental da Igreja.

"Portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" Mt 28.19,20.

Eu dependo da Graça de Deus.


Missão Priscila e Áquila

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

FAÇA DA SUA IGREJA UMA BASE MISSIONÁRIA



Embora a visão de base missionária ainda seja um assunto que desperta a curiosidade de muitos, a Bíblia deixa bem claro que esta é a principal missão da Igreja de Cristo. A igreja de Jerusalém foi a primeira base para envio de missionários. Mas, sua primeira ação missionária foi involuntária, pois resultou de uma grande perseguição que espalhou os cristãos para outras cidades do Império Romano.
Tão logo a Igreja primitiva percebeu sua função como base missionária, assim que tomou conhecimento de que a cidade de Samaria havia recebido o evangelho através de Filipe, enviou para lá Pedro e João a fim de confirmarem a igreja. Tempos depois, ao saber que o evangelho havia também chegado à Antioquia, enviou para lá o missionário Barnabé.
A segunda base missionária foi a recém-formada igreja de Samaria, que enviou o evangelista Filipe à estrada de Gaza, para pregar a um alto funcionário da Etiópia. A terceira base foi Antioquia, que enviou Saulo, chamado Paulo e Barnabé para a sua primeira viagem missionária através de várias províncias e cidades do Império.

UM NOVO CONCEITO DE SE FAZER MISSÕES
Mergulhando mais profundamente nestes fatos importantes, podemos compreender que a igreja como base missionária tem o papel de treinar, enviar, sustentar e supervisionar missionários. Se necessário, a igreja local poderá trabalhar em parceria com alguma agência missionária. Já a agência, é um órgão facilitador cujo papel é dar suporte nas áreas de treinamento transcultural, estratégia e logística, podendo até ajudar na supervisão de campo. Mas a missão de enviar cabe principalmente à igreja.
Infelizmente, por falta desta compreensão, muitas igrejas ao descobrir os seus vocacionados, dão um primeiro passo enviando-os a agências missionárias, mas depois os abandonam no campo sem supervisão, sem pastoreamento e muitas vezes, sem sustento.
Temos constatado esta triste realidade nas viagens pelo vários países que temos percorrido. Muitos missionários frustrados com as igrejas que os enviou, sentem-se doentes, estressados e abandonados. E não é só pela falta de recursos financeiros, mas principalmente, o que mais lhes pesa é a falta de acompanhamento e pastoreamento.
Por tudo isto, se faz necessária uma constante comunicação entre a base e o campo missionário e, se possível, eventuais visitas dos líderes.

MAS COMO ESTABELECER UMA BASE MISSIONÁRIA?
O pastor deve nomear um líder de missões, que com sua equipe desenvolverá algumas atividades, como: reuniões de oração e intercessão; cultos de missões; se possível, trazer missionários ou palestrantes envolvidos com missões; incentivar os vocacionados a buscar informações e treinamentos específicos. E, se não tiver nenhum missionário preparado para enviar no momento, envolver-se em parceria com algum missionário que já está no campo, assim a igreja aprendará a semear em missões e logo comecerá a colher os maravilhosos frutos dessa semeadura. Fazer missões é uma ordenança. Cumprir esta ordem é um desafio.

Pastor Alírio Misael Flora Agostinho
É pastor da I. E. Avivamento Bíblico em São Caetano do Sul – SP, Diretor Geral de Missões de sua denominação. Atualmente supervisiona dezenas de missionários que estão plantando igrejas em vários países da América do Sul, América do Norte, Europa, África e Ásia.

domingo, 19 de agosto de 2012

Missões no Sertão: Desafios Missionários



Josenildo Virgolino

O evangelho adentrou pelos sertões, inicialmente, pelo trabalho desbravador dos colportores e dos evangelistas que naquela época eram reconhecidos pelas igrejas.  Gente sofrida, mas corajosa. Naquela época enfrentavam-se viagens difíceis nas estradas de barro, em cima de caminhões ou em lombos de cavalo. Como se não bastasse, a resistência ao evangelho era muito grande. Pregavam-se na feira, nas ruas, cultos nos sítios e etc. Havia perseguição instigada pela Igreja Católica. Igrejas foram depredadas com os crentes dentro em pleno horário de culto. Muitas Bíblias foram queimadas. Emboscadas foram feitas para matar pastores. Igrejas foram derrubadas à noite durante o seu processo de construção.  Isso nós nos esquecemos com muita facilidade.

            As igrejas iam se firmando nas cidades. Nem todas as denominações conseguiram fazer com que suas bandeiras fossem também içadas nessas terras. Algumas não se afastavam do litoral. Mas o trabalho desses homens e mulheres corajosas rendeu frutos. Talvez pelo fato de se ter uma área muito grande e os que se dispunham a tais empreendimentos serem poucos, muitas lacunas ficaram para serem preenchidas, isto é: Muitos lugares ficaram sem ser alcançados, principalmente na zona rural.

            Se por um lado essas barreiras ao avanço do evangelho iam dificultando o avanço dos evangelistas, ao mesmo tempo ia forjando o caráter e fortalecendo o testemunho desses homens de Deus que não deveríamos esquecê-los.

            Hoje, olhando para a frente, vejo com pesar o horizonte que esconde o sol por trás da montanhas com a silhueta do pé de cactos e do vaqueiro magro em seu cavalo pangaré, sempre acompanhado de Xuxa (a sua cadelinha) que o ajuda a ajuntar o gado nos finais de tarde no sertão para trazer para o curral. Vejo com pesar porque essa figura hoje começa a fazer parte somente do nosso imaginário ou nos registros dos livros de poesias sertanejas que também começam a desaparecer.

            Numa velocidade muito grande a barbárie muda de lado, os prostíbulos vão à falência pelo surgimento da prática libertina do sexo por adolescentes, que décadas a trás, meninas dessa idade ainda brincavam de bonecas.

            Confesso que fiquei extremamente chocado ao conhecer uma garota de 13 anos que a 06 meses a trás a sua mãe levou o “abusador” para dentro de casa para tirar a virgindade da filha e ainda ficou assistindo a cena. Essa garota se converteu ao Senhor Jesus recentemente. Tive a oportunidade de orar por ela e meu coração se encheu de compaixão pela pobre menina que hoje é apenas uma entre milhares de milhares que no nosso sertão, passam por situações semelhantes, completamente indefesas. Por isso vejo com pesar esse horizonte à nossa frente. Se de um lado encontramos casos dessa natureza, pessoas feridas, com chagas profundas em sua alma, na flor da sua pré adolescência, de outro lado vejo uma região repletas de pessoas usadas pelos poderes para eleger monstros políticos que legislam em causa própria, torcem o direito do pobre, apoderam-se de verbas que seriam destinadas para alimentação como merenda escolar, fardamento, assistência médica e tantas outras finalidades e... Pasmem: SÃO INOCENTES!  

            Vejo o nosso horizonte do sol boreal, causticante, rachando o solo e a pele do rosto daqueles que insistem em lavrar a terra como a única esperança; vejo o nosso horizonte ainda com pesar. Com pesar por ver o meu povo ainda como “objeto esquecido” até e, digo aqui com muita tranqüilidade: até mesmo pela grande maioria de nossas igrejas e quase a totalidade de nossas escolas teológicas que não premias em suas pautas de orações e investimentos como formação de pessoas direcionadas para essas áreas.

            Na minha experiência de campo posso afirmar que tenho encontrado verdadeiras “jóias”, pessoas com talentos (dados por Deus, é claro), pessoas sedentas de Deus mesmo vivendo no meio de uma grande idolatria, como que perdidos dentro desses campos. Gente adulta, crianças, adolescentes. É uma pena que não possamos garimpá-los todos para o Senhor!

            Vejo com pesar quando percebo que para muitos, infelizmente, fazer uma viagem missionária ao Sertão torna-se uma oportunidade para arranjar um namorado (a) na viagem ou ficar com a consciência mais aliviada do pecado da omissão. O medo que tenho é que o Sertão vire moda e as caatingas tornem-se passarelas para os viajantes tirarem suas fotos de recordação na hora de voltarem como “heróis” para contarem em casa da miséria e abandono aos corações frios e descomprometidos que os aguardam na volta da viagem da “grande aventura missionária”. Depois... Bom, depois tudo continua como era antes. Como diz o Chico Buarque: “A mesma praça, a mesma casa e a moça na janela a ver a banda passar”.

Deleito-me ao folhear as páginas do livro “Januário Antônio dos pés formosos”- escrito por Caleb Soares, filho do protagonista da maior parte da história do livro. Nele estão longos trechos do livro escrito pelo inglês Frederick C Glass que se preocupa em relatar detalhadamente suas dificuldades de transporte em lombos de cavalos em noites chuvosas, da provisão de Deus em lugares áridos. Encontrei num trecho o relato do momento em que o Januário cruzou com o bando de Antônio Silvino – cangaceiro valente, mas a resposta do Januário foi mais valente ainda ao desembainhar a sua metralhadora de 66 cartuchos e apresentá-la ao bando. Em outra parte, vendo a foto do nosso saudoso pastor Rev. Josibias Fialho Marinho, que por vezes sofreu perseguição e relatos do apedrejamento da Igreja Congregacional de Guarabira no dia de sua inauguração no dia 21 de abril de 1937, por incitação do padre local e fanáticos do Frei Damião apedrejaram a igreja no momento do culto pondo em risco a vida de crianças e mulheres no alvoroço da correria ao apagarem as luzes. A Igreja Presbiteriana de Patos também foi alvo do vandalismo dos insuflados pelo Frei Damião nas suas andanças das chamadas “Santas Missões” que eu, inclusive já tive a oportunidade de participar quando criança, em suas procissões de madrugada levando ramos de laranjeira juntamente com minha mãe.
Essa pincelada tem a tentativa de mostrar um sertão que já se foi. E confesso: não sei se foi bom ele ter ido embora. O sertão de hoje é diferente. A pós-modernidade adentra pelas caatingas com suas imposições. Coisas e costumes que chegaram de forma gradativa nas grandes cidades, no interior chegaram de uma só vez. Nas grandes cidades a saia das mulheres foi diminuindo de tamanho gradativamente e de igual modo os aparelhos de televisão que antes eram quase um guarda-roupa foram reduzidos em seu tamanho, as válvulas foram trocadas pelos transistores, por outro lado a roupa de banho das mulheres quase desapareceu e hoje para você ver tem dificuldade, principalmente se tiver problemas de vista, pois foram reduzidas a “um fio”. Esse assunto pode parecer cômico, e seria se não tivesse o seu lado trágico. Toda essa mudança chegou de vez no sertão. Confesso-lhes que não há cidade pequena que não tenha uma lan house, e não são poucas as casas, dentro do mato, com problemas sérios de coluna (empinadas para um lado ou para trás – escoradas com uma forquilha) ostentam garbosamente em seu teto uma antena parabólica.
O novo sertão está aí, com as portas abertas, estradas asfaltadas, é verdade, em alguns lugares há buracos com asfalto, mas dá para passar. Sempre um orelhão que quando funciona ajuda muita gente quando não há sinal de celular. - HÁ pouco tempo eu entrei com a caminhonete numa estrada estreita e cheia de mato para chegar à casa de certo senhor que morava perto do rio e afastado da cidade e, depois da nossa conversa perguntei de que outra forma eu poderia entrar em contato com ele. “Ora, ele não teve dúvida: Ô Zefinha, põe aí num parpé o número do nosso celular pro moço levá”. – Coisa chique, não?
            Pois é, o sertão agora está assim. Os prostíbulos foram à falência. O tráfico de drogas em toda parte. O cavalo como meio de transporte, nesses dias vai servir apenas como figura de recordação, pois de uma maneira muito apressada está sendo substituído pela moto. Hoje há lugares que alguns vaqueiros tangem o gado de moto. Em algumas cidades pólo começam a abrir cursos de graduação superior – só não melhora a qualidade do ensino.
Mas, amados irmãos, 3 (treis) coisas devem ficar muito claras no meio de tudo esse quadro pintado:
1.      O Sertão cresceu de tamanho – sua população desde os idos de 1937 para cá tem crescido, apesar do êxodo rural.
2.      Os desafios missionários e a necessidade de se levar o evangelho a essa gente nunca diminuiu e não transferido para ninguém: “Continua sobre os nossos ombros”.
3.      No meio de todo esse caos aqui citado (caos que nas capitais não é menor) há muita gente escolhida por Deus, muitos eleitos do Senhor que precisam ser alcançados pela Igreja do Senhor Jesus. Muita gente inteligente, muita gente dotada de dons e talentos e essas pessoas cheias do Espírito Sato, vocês não têm idéia do que serão capazes de fazer para a Glória de Deus!
Vejamos aqui alguns detalhes dos desafios missionários do Sertão Nordestino nos nossos dias:

1)      Nós temos no Nordeste quase 400 municípios com menos de 1,0% de evangélicos. Segundo alguns pensadores em missiologia, um povo com 1,0% ou menos do que isso é considerado povo não alcançado pelo evangelho. Então partindo desse princípio podemos dizer que temos no Nordeste quase 400 municípios não alcançados pelo evangelho.
2)      O pequeno percentual de crentes que encontramos nesses municípios encontra-se necessariamente na zona urbana, isto é: na sede dos municípios;
3)      Conseguimos encontrar com certa facilidade povoados onde não há nenhuma igreja evangélica, sítios onde nunca passou alguém antes pregando o evangelho, onde na verdade pela primeira vez na história alguém passa com uma Bíblia na mão!
4)      Conseguimos encontrar, normalmente, pessoas sedentas para ouvir a Palavra de Deus. Um dia de arar, lavrar ou tombar a terra como alguns chamam no interior, é um dia muito importante. No entanto vimos casos em que famílias inteiras abandonaram o campo e correm para casa porque os crentes estavam visitando todas as casas daquela região e alguém viu que os crentes estavam indo para as bandas da sua casa e eles deixaram a roça e correram para esperar os crentes, pois eles queriam ouvir o que os crentes tinham para dizer.
5)      Também conseguimos encontrar com facilidade sertanejos que vivem “rezando” para Deus mandar um crente por lá.
6)      Nas situações como falamos existe um universo de 15,5 milhões de pessoas. Mesmo considerando a posição de alguns defensores de missões urbanas por considerarem ser grande o êxodo rural, havemos de convir que um universo de 15,5 milhões de pessoas ainda é um número considerável, por outro lado a velocidade do êxodo ainda é pequena em relação a explosão demográfica, e temos que considerar o efeito maléfico para o  sertanejo porque o êxodo o torna em favelado. Nos próximos 15 anos muita gente estará fazendo o caminho de volta dos grandes centros em busca de cidades emergentes do interior. No caso do êxodo do sertão ele tem um direcionamento: Rio ou São Paulo por causa do emprego. – Concluindo: Por todas as razões citadas temos que entender que avançar com a Igreja rumo à zona rural do Sertão Nordestino é um imperativo!!!! – Urgente!!! Porém:

a)      O desafio do sertão não é somente evangelizar e plantar novas igrejas na zona rural;
b)      A zona urbana do Sertão Nordestino também clama por socorro. As igrejas precisam de ajuda, de treinamento, de mobilização, motivação, capacitação;
c)      A igreja do Sertão sofre muito com o êxodo de seus membros que vão embora para o eixo Rio São Paulo;
d)      Os investimentos que as igrejas do Sertão faz, com muito sacrifício, ao enviar seus seminaristas para estudarem nas capitais tornam-se infrutíferos, pois muitos não voltam sequer para a sua região, muito menos para a sua igreja;
e)      As pessoas que trabalham com crianças não dispõem de treinamento, de material e muito menos de motivação, na grande maioria dos casos;
f)       A escassez de recursos, muitas das vezes o sustento aquém do necessário, o grande peso espiritual, são fatores que contribuem decisivamente para a apatia de muitos ministérios nas igrejas do Sertão;
g)      A falta de uma preparação adequada de obreiros para as áreas inóspitas também se constitui num grande problema, pois os seminários não preparam as pessoas para desenvolverem ministério em situações assim.

A maior dificuldade para se alcançar o Sertão Nordestino com o evangelho é ver a Região Metropolitana dos Estados do Nordeste como uma forte BASE ENVIADORA. As igrejas reúnem muitas condições para ser um Pólo Enviador, mas:
  1. Não há conjunto!
  2. Não há um desprendimento para enxergar missões como uma questão de obediência, e assim missões está virando mais um modismo, mais uma atividade no calendário eclesiástico; Logo após a conferência missionária, onde o preletor falou apaixonadamente sobre os desafios do campo, muitas vezes no encerramento da própria conferência já se começa a fazer os anúncios da próxima festa de aniversário seja lá do que for.
  3. Numa conferência missionária, hora de levantar ofertas há grande estímulo, grande ênfase nas Escrituras, mas na hora de contribuir para missões os argumentos do “aperto orçamentário” são muito contundentes. Existem casos de missionários que, estando no campo, vê seu sustento despencar através de uma carta ou um telefonema sob a alegação de que a igreja está entrando numa fase de construção.
  4. Os fatores citados nos itens 2 e 3 não são impercebíveis, mas não são questionados;
  5. Compaixão é figura de retórica;
  6. Interesse e gemidos pela expansão da obra missionária e salvação de almas é matéria encontrada em histórias do século XVIII.

7)      As dificuldades para responder a esse desafio são:
a)      A disposição de muitas igrejas de investirem em um campo onde não haverá retorno rápido, onde não haverá condições de auto-sustento do campo em médio prazo nem em longo prazo.
b)      A falta de obreiros dispostos a morarem no campo, isto é: na própria zona rural.
c)      Falta de um trabalho consistente de intercessão pelo sertão com orações específicas.
d)      Falta de recursos para se financiar o avanço da igreja. Muitas igrejas quando ajudam a um missionário esquecem que além de suas despesas com a família, seu sustento pessoal tem também que desenvolver o ministério e para isso ele tem despesas, e, portanto, muitas vezes, tira do seu próprio sustento pessoal para cobrir despesas com o ministério. Entendemos que falta um conhecimento mais detalhado de FINANÇAS DE MISSÕES (assunto de matéria oferecida pela AMAI no curso de MOBILIZADOR DE MISSÕES).
e)      Falta também um conhecimento “in loco” da realidade sertaneja. Temos provas de que todos os pastores que visitam os campos têm um contato direto com os nossos desafios missionários no sertão, tornam-se mais sensíveis, e lhes afirmo: Isso é o começo da mudança! – Não basta conhecimento, é preciso haver sentimento!

Vou me despedir de vocês por aqui nestas palavras, ma creiam os irmãos, enquanto o Senhor nos favorecer com saúde haveremos de lutar pelo alcance do nosso povo com o evangelho, mas vamos celebrar nos próximos anos, nas nossas próximas conferências missionárias, sempre os mesmos números, sempre afirmando que temos 15,5 milhões de pessoas na zona rural do Nordeste, afirmando que só em Pernambuco são 2,0 milhões de pessoas em sítios, pés de serra e beiras de rios. Só a zona rural de Petrolina e Juazeiro da Bahia (separadas apenas pelo Rio São Francisco) soma 105.000 pessoas. Na Bahia temos um universo de 4,7 milhões de pessoas na zona rural. Irmãos creio que precisamos de um avivamento. Um avivamento que seja capaz de abalar nossas estruturas e nos fazer relevar o que hoje é relevante por amor a Cristo, sem discurso e sem fantasia, mas dispostos a morrer para nós mesmos, para podermos então vivermos para Cristo para podermos serví-Lo nos campos rachados do Sertão Nordestino. 


Josenildo Virgolino de Lima
             Direção da AMAI
            55-81-9182 3108

Para investimento no missionário:
Conta Poupança: BANCO DO BRASIL
Ag 1361-7   Conta: 6975-2
CPF: 094.941.204-00

 Para investimento na AMAI:
AMAI - Ação Missionária Para Áreas Inóspitas
CNPJ: 05.865.444/0001-03
Banco: BRADESCO
             AG. 0289
            C/C 133.188-4

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

2º Congresso Indígena da JMN em SP



2º Congresso Indígena, que acontecerá nos dias 01 e 02 de setembro de 2012 na Primeira Igreja Batista, no bairro Liberdade em São Paulo.
Não será cobrada a inscrição. E para os 100 primeiros que se inscreverem através do e-mail regionalsaopaulo@missoesnacionais.org.br, será oferecida hospedagem gratuita. Os congressistas pagarão apenas as refeições.


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ajude a obra missionária na Venezuela


Missionário Rodrigo Allan

Queridos irmãos e amigos, paz de Cristo. Está chegando o aniversário de mais um ano nosso em Venezuela, em Setembro completamos 5 anos. Até aqui não tem sido fácil, mas somos testemunhas das grandes bênçãos que Deus nos há dado e como há crescido sua obra.

Los Piquitos Mision III
Hoje temos a igreja de “Los Piquitos”, a ultima a ser inaugurada, está a 130km de Bolívar onde vivemos. “Los Piquitos” é uma igreja em meio a um povoado com 120 familias, um povo que vive da agricultura e da criação de animais. Um povo muito humilde, mas muito próspero, a terra é muito abençoada, tudo que se planta dá ai nesta região. Atualmente se congregam um pequeno grupo, e todos os meses vamos lá celebrar a Santa Ceia aos irmãos.
Igreja de Los Piquitos

Gran Sabana Misión II
Esta foi a nossa primeira igreja filha, já vínhamos trabalhando nos Próceres, quando nos apareceu a oportunidade de fundar uma obra em meio a um bairro novo, uma invasão, ai nos deram um terreno. Os cultos a principio eram feitos embaixo de uma pequena arvore, e reuníamos de 30 a 60 crianças todos os Sábados. Hoje já temos a construção da igreja de 5 x 14mt. E com o crescimento que vem tendo, logo teremos que construir a nova igreja de “Gran Sabana”. Um lugar muito pobre, a 15 minutos de onde vivemos. Não há luz próxima e a água é abastecida por caminhões pipa, que é vendida aos moradores.


Culto em Gran Sabana
Los Próceres – Igreja Sede
Aqui vem o inicio de tudo, e também o nosso grande desafio, esta é a igreja sede, e é a única que paga aluguel, e um valor muito elevado. Mas já temos o terreno a 700mt do local atual e já estamos em construção para nos mudar para o local próprio. A princípio estamos construindo um salão de 12 x 13mt para sair do aluguel, e logo estejamos no local, iniciaremos a construção do templo que terá 10 x 28mt, um grande projeto.
Queridos aqui é que chamo a atenção de vocês, a construção aqui é algo muito caro, tínhamos o desejo de nos mudar em Dez/2011, e não foi possível, adiamos para este ano de 2012, e sem a ajuda do povo de Deus, ou seja,  da tua ajuda, não poderemos nos mudar até o fim deste ano. O que já está feito foi gasto muito dinheiro, pois o terreno é desnivelado e se gastou muito com terra e com a fundação.
Para nos mudar temos falta do seguinte:
a)      Terminar de rebocar
b)      Bater a laje dos banheiros e fazer acabamento
c)      Fazer as 3 portas de segurança
d)      Fazer o teto de estrutura metálica de 6 x 13mt
e)      Comprar os fios para Instalação da Luz
f)       Instalação de água
g)      Fazer o púlpito

Irmãos queridos estimamos que para concluir esta primeira fase para nos mudar gastaremos um aproximado de R$ 10.000,00. E queremos desafiar você que nos ajude, este desafio é levantar 100 pessoas com uma oferta única de R$ 100,00 para poder mudar até Dezembro e passar o fim de Ano já no local novo.
Esta é a primeira vez que fazemos um desafio assim, mas pelo bem da obra queremos que entre conosco neste projeto, ore, invista, e venha nos visitar aqui.

Abaixo seguem fotos deste projeto:

Muro e Banheiros

            Salão onde ficará o púlpito


Para Participar envie um email para rodrigoallan3@hotmail.com
Depositos: Banco do Brasil Ag. 1198-3 – C.c. 19870-6
Banco Bradesco. Ag. 0255-0 – C.c. 87376-4


Deus continue te abençoando, e te retribua 100 vezes mais o que há semeado.

Missionários:
Rodrigo Allan e Tatiana
Natan e Ana Clara

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SPEIRON: Rede social cristã com propósito missionário é lançada


Com uma fórmula inédita, um casal de jovens cristãos da Igreja Presbiteriana na cidade de Olinda, Pernambuco, lança a Rede Speiron, a primeira rede social cristã com propósito missionário.
O serviço, além de possibilitar a interação social através dos já conhecidos mecanismos de compartilhamento de álbuns fotográficos, envio de mensagens aos amigos, etc., nos dá a oportunidade de efetivamente apoiar a causa missionária através do espaço dedicado aos irmãos. Trata-se de uma página exclusiva, onde será possível divulgar o ministério e receber doações.
"O Speiron trabalha fortemente para a edificação do Reino e vem revolucionar o modo de viabilizar projetos missionários. Nesse novo modelo, a idéia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, criando a oportunidade de fazer parte de algo grande, mesmo contribuindo com pouco!" pontua Cristiano Lima.
O Speiron atualmente funciona em três idiomas (português, inglês e espanhol) e, ao efetuar o cadastro, cada usuário ganha um endereço próprio para seu perfil (www.speiron.com/nomedousuario), podendo, ainda, convidar seus contatos do Facebook, Gmail, Hotmail, Myspace, etc. (até mesmo do antigo Orkut).
Fiel a proposta de ser uma "rede social com proprósito", é um serviço totalmente gratuito que, além de facilitar aos cristãos construírem novas amizades, possibilita que todos possam apoiar a causa missionária.

Histórico
Em meados de 2006, entrava no ar a primeira versão da rede social Speiron –– cuja tradução do grego antigo é "semeador".
Apresentada ao público como uma alternativa para comunidade cristã, teve seu nome inspirado na mensagem de Jesus Cristo aos seus seguidores: "O semeador semeia a palavra" (O speirôn to logon speirei). Marcos, capítulo 4, versículo 14.
Contudo, permanecia entre os criadores do site uma constante inquietação, aliada à certeza de que o Senhor traria um novo direcionamento ao projeto. E, após seis anos sendo utilizado como uma ferramenta meramente recreativa, o Speiron passou por uma reestruturação visual, mudança de software e acréscimo de novas funcionalidades (algumas dessas ainda em teste, razão porque o site está em fase beta). Convictos de que somos semeadores da Palavra de Deus, o site tornou-se uma Rede Social Cristã Com Propósito Missionário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...