domingo, 31 de janeiro de 2010

Cambridge Seven

Sete amigos universitários transformam a Inglaterra, a China e o mundo em seis semanas.


por André Filipe, Aefe!

“Nunca antes na história das missões um grupo tão singular seguiu para o trabalho no campo estrangeiro”, foi a notícia que correu a Inglaterra em fevereiro de 1885: os sete estudantes de Cambridge estavam seguindo adiante para a missão na China, deixando atrás de si uma multidão de universitários em chamas.

O reavivamento:

Neste fim do século 19, a Inglaterra estava cheia de gente que se chama cristã, mas a poucos deles poderíamos chamar assim. Stanley Smith era um desses jovens que só se chamavam cristãos, assim como os outros seis, mas que foram tremendamente impactados pelo passeio do Espírito por aquelas paragens.
Em 1879, quando Stanley entrou em Cambridge, já tinha entregado sua vida verdadeiramente a Cristo em umas das pregações de Dwight Moody, um dos maiores evangelistas leigos americanos da passagem do século, que estava fazendo algumas cruzadas evangelísticas pela Inglaterra. Stanley e seu amigo inseparável desde seu antigo colégio, Montangue Beauchamp (Monty), eram excelentes esportistas do time de remo da Universidade. O esporte, por isso, tomou lugar nas preferências dos jovens. Cristo só veio a fazer diferença novamente quando Stanley passou a participar do Daily Prayer Meeting, na faculdade, uma espécie de ABU inglesa, e o remo deixou novamente de ser preferência na vida do estudante.
Embora Monty se dissesse cristão, Stanley gostaria que o amigo passasse por aquela transformação que tinha passado ao participar dos grupos de oração. Stanley comprometeu-se a orar 15 minutos por dia pela vida do amigo, que se entregou a Cristo verdadeiramente em outubro de 1881. Curiosamente, a família de Monty era amiga e patrocinadora do grande missionário para a China, Hudson Taylor.
O irmão de Dixon Hoste também era jogador de Remo na mesma Universidade e muito amigo de Stanley. Ambos oravam pela vida dele, pois ainda não havia se convertido. O jovem Hoste tinha uma patente de oficial de artilharia do exército real britânico. No inverno de 1882, Stanley levou Dixon Hoste a uma das cruzadas de Moody. Ele foi insistente, pois o jovem Hoste não queria ir. Na última noite, ele rendeu-se e foi à pregação do americano. Lá, ele entregou sua vida a Cristo e decidiu largar o posto militar para ser um missionário.
William Cassels estudava para ser pastor e era jogador do mesmo time de Stanley. Quando ele passou a freqüentar os grupos de oração, Cassels e ele aproximaram-se mais e oravam juntos no Campus.
Os irmãos Arthur e Cecil Phollil-Thurner eram jogadores fora de série de cricket, um jogo que não é muito conhecido por aqui, mas que na época, na Inglaterra, era muito popular. O irmão de Charles Studd, amigo de Stanley e freqüentador do grupo de oração, convidou Arthur para assistir a uma pregação de Moody. Arthur converteu-se a Cristo naquele dia, e empenhou-se em levar o irmão Cecil a Cristo. Fez o irmão prometer que leria pelo menos dois versículos da Bíblia por dia. Cecil cumpriu e não resistiu à força da oração do irmão e da Palavra de Deus.
Charles Thomas Studd (C.T), foi o mais notável missionário do grupo e certamente sua historia merece um texto a parte. Mas não somente como missionário, já em Cambridge, antes mesmo de se converter, C.T destacou-se, apesar de seu corpo não muito atlético, no jogo de crícket, tornando-se não só o melhor jogador da Universidade, mas foi considerado o maior jogador da Inglaterra. C.T era o Kaká da Inglaterra! No entanto, embora C.T tenha participado das reuniões de oração no seu colegial, na Universidade tinha deixado de participar. Em novembro de 1883, no entanto, seu irmão caiu em grave doença e caminhava para a morte. Quase tão famoso quanto ele, Studd percebeu que, diante da morte, fama e prestígio não valiam de nada. Impactado por aquela doença do irmão, foi ouvir uma pregação de Moody e entregou sua vida a Cristo.

Após estas conversões, estes estudantes testemunharam sua história diante de seus conhecidos, e sua fama, carisma e talento causou um tremendo impacto na Universidade. Stanley e Monty montaram um grupo de estudo bíblico com o time de remo e oravam pela conversão de todos. Dixon, deixando o exército, falou de Jesus a todos os seus parentes. William tornou-se pastor de uma igreja local, Arthur foi para um seminário e C.T, através de sua fama, falou sobre Jesus Cristo a muitos jogadores.

O comissionamento:

Monty também tinha se tornado um seminarista e estava muito próximo de Arthur, por isso oravam e estudavam a Bíblia juntos. Arthur foi o primeiro a ouvir de Deus um chamado para a China. Em 1883, Stanley, Monty e Arthur formavam o protótipo do Cambridge Seven, pregando e falando de missões pela Universidade.
Dixon, já se preparando para o trabalho missionário, foi o segundo a ser chamado por Deus para ir à China. Stanley foi o terceiro, ao entrar em contato pessoalmente com Hudson Taylor, o famoso missionário fundador da Missão para o Interior da China.
O jovem Stanley, o mais persuasivo e entusiasta do grupo, foi procurar William, que se preparava para o trabalho missionário na África. O carisma do amigo foi tão forte que William decidiu também ser um missionário para a China.
Em setembro de 1884, Stanley, Dixon e William foram até a missão de Hudson Taylor para se candidatarem oficialmente como missionários.
Em novembro deste mesmo ano, Stanley convidou C.T para uma pregação de um missionário que retornava da China. O jovem jogador de crícket foi confrontado com o desafio de ser enviado ao país como missionário, aceitando-o prontamente.
Monty, no entanto, que havia ajudado Stanley a convencer C.T, e que participava de tudo sem muito envolvimento, foi profundamente tocado pelo envolvimento de C.T, e por isso, também se candidatou à missão.
Por causa da decisão de C.T., a viagem dos 3, agora 5, foi postergada, já nos propósitos de Deus. Enquanto isso, Stanley, C.T, Monty, William e Hoste testemunhavam sua decisão aos colegas na Universidade, e desta forma, impactavam os estudantes de Cambridge. Certa vez, junto a Hudson Taylor, os 5 deram vários testemunhos na Universidade, e ao fazerem um apelo, somente um estudante atendeu: Arthur Phollil-Thurner.
Cecil Phollil-Thurner, neste tempo, já estava por demais constrangido, por ele mesmo ter sido um dos que tinha encorajado C.T ao trabalho missionário, ele mesmo ainda não havia se comprometido. Em janeiro de 1885, os irmãos Turner vão juntos até Hudson Taylor e oferecerem-se para o trabalho na China.
Agora, a Missão para o Interior da China possuía sete jovens candidatos que deveriam divulgar seu trabalho pela Inglaterra e pela Escócia. Nas seis semanas seguintes que antecederam a viagem, os sete visitaram muitas cidades e Universidades, onde impactavam por onde passavam a vida de estudantes. Foi neste período que ganharam o apelido de Cambridge Seven.
“Nunca antes na história das missões um grupo tão singular seguiu para o trabalho no campo estrangeiro”, foi a notícia que correu a Inglaterra em fevereiro de 1885: os sete estudantes de Cambridge estavam seguindo adiante para a missão na China, deixando atrás de si uma multidão de universitários em chamas. Em 18 de março de 1885, o grupo inusitado chega em Shangai.

O impacto entre os estudantes da Inglaterra, Escócia e Estados Unidos:

Todos os sete, especialmente C.T, eram jovens muito ricos da Inglaterra. Calcula-se que C.T. tenha herdado cerca de meio milhão de dólares atuais. Além disso, eram extremamente talentosos e inteligentes. Muitos em sua época consideraram o ato um grande desperdício de talentos. Porém, maior que o impacto que estes jovens causaram na China, foi o seu testemunho entre os estudantes. O folheto com seus testemunhos, “The Evangelisation of the World: The Cambridge Seven” se tornou um Best seller nas universidades e chegou às mãos da Rainha Vitória. A Missão Para o Interior da China, em 1885, ano que os jovens fizeram o trabalho, recebeu 168 novos missionários, passando para 800 em 1900, representando um terço da força missionária da Inglaterra.
O folheto e a história do grupo chegou aos EUA influenciando muitos estudantes, especialmente Robert Wilder, que foi um dos estudantes a liderar o maior avivamento estudantil que ergueu a mais impactante onda missionária da história cristã, o Movimento de Estudantes Voluntários.

Fontes:
TUCKER, Ruth A. Até os confins da terra. Vida Nova, SP.
WINTER, Ralph D. e HAWTHORNE, Steven C. Missões Transculturais: uma perspectiva histórica.
WONG, Anthony B. The Cambridge Seven. Link: http://www.wholesomewords.org/missions/mscambridge7.html
Wikipédia inglesa.


Via http://confeitariacrista.blogspot.com/

sábado, 23 de janeiro de 2010

Missões - Quase Impossível


Missionária Marly Tavares Pinheiro de Souza

Missões, entre outras coisas, é a propagação da graça e a expansão da glória de Deus. Trabalho árduo, que nos leva a correr risco, que nos tira do conforto, que nos faz usar a mente para planejamento sério; que requer, sobretudo, muita intimidade com o Senhor e que nos leva a ação objetiva: “uma coisa faço” (Filipenses 3.13).

Paulo ao declarar essas palavras reconhece que ainda não tinha alcançado os seus objetivos e que não era perfeito, mas que persistia naquilo para o qual foi chamado (Fp 3.14). Ele sabia que muito ainda precisava ser feito, independentemente das circunstâncias; experimentou todos os tipos de privação, como ele mesmo afirma, mas não voltou atrás! Estava disposto a dar sua própria vida por amor a Cristo: “Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte”.

Geralmente associamos a obra missionária a uma missão impossível, e responsabilidade de poucos. Enganado está quem pensa dessa forma. Essa tarefa é realizada em conjunto; é missão de todos e possível a todos. Há homens e mulheres dedicando suas vidas no campo missionário, pois um dia tomaram a decisão: “Por ti, darei minha Vida. Darei minha vida para ser usada de acordo com a vontade do Senhor, anulando os meus desejos e opiniões. ‘Não darei ao Senhor o que não me custe um preço’” (2 Sm 24.24b).

Deste modo, a obra missionária está muito aquém de meras estatísticas; do pragmatismo religioso que não faz diferença do tipo de anzol, contanto que se pegue o peixe; da mera sabedoria humana e da popularidade. A propósito, em nosso querido Brasil há grandes missionários do Senhor que jamais aparecerão na galeria dos heróis da fé, porém são verdadeiros heróis anônimos. Tudo isso não significa que não devemos ter uma visão mais ampla do povo com quem se trabalha, ou seja, uma contextualização cultural para melhor propagar a Palavra de Deus. Precisamos estar abertos para as diferentes culturas em nossa imensa nação e ter a convicção da chamada do Mestre para essa obra maravilhosa.

O Brasil é um celeiro de missionários! Em nossas igrejas encontramos muitos que esperam por essa oportunidade. Eles estão em todos os cantos da nossa nação aguardando a participação do povo de Deus em vários aspectos. Se a asserção estiver correta, deveríamos investir mais em nossa querida terra; como resultado, iríamos ajudar com mais eficiência a evangelização mundial. Ainda estamos longe de conquistar o Brasil, um vasto campo, pronto para a colheita.

Por que lembrar de missões somente em ocasiões especiais? Será que o envio e o sustento dos missionários não são prioridades nas igrejas? Como tem sido a participação de cada um?

Missões, quase impossível! Somente para aqueles que estão com a visão ofuscada e que ainda não descobriram o grande valor da obra missionária.

Deus anseia por vidas comprometidas. Haverá lutas, pois o nosso adversário não deseja ver os filhos de Deus cumprindo a sua vontade.

Por ti, darei minha vida. Será que estou disposto a obedecer?
________________________________
Fonte: Revista da Campanha de 2009 da Junta de Missões Nacionais da CBB. Caso você quira baixar a revista (que é liberada para download), Clique Aqui.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

TRAGÉDIA NO HAITI

 *
Pr. Paulo Ferreira


A maior tragédia haitiana, porém, são as trevas espirituais em que se mantém o povo



O violento terremoto que sacudiu este pobre país caribenho despertou o mundo para uma ferida social aberta bem ali ao sul dos Estados Unidos, a nação mais rica e poderosa da terra. Poucas pessoas, mesmo as de boa cultura, sabem onde fica o Haiti. Mesmo no Brasil, país que há quatro anos lidera a Minustah (Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti), pouco se sabe a respeito desse país, pois a imprensa, que não abre espaço para divulgação de notícias militares, ignorou solenemente, até agora, esta importante missão, desempenhada de maneira excepcional pelas nossas Forças Armadas.
O Haiti foi descoberto em 1492, por Colombo, que deu o nome de Hispaníola (Espanha Pequena) à ilha onde hoje se situam o Haiti e a República Dominicana. Trata-se de um país paupérrimo, com 6 milhões de habitantes, onde se diz que o esforço maior do governo é promover a transição entre a miséria e a pobreza.
A maior tragédia haitiana, porém, são as trevas espirituais em que se mantém o povo. A principal religião é o Vodu, mistura de catolicismo com crendices afro-caribenhas. Dizem que 80 por cento dos haitianos são católicos, mas 100 por cento são voduístas. Existem no país algumas missões evangélicas, pouco expressivas, pois durante o governo do ditador François Duvalier, mais conhecido como Papa Doc, se associaram ao ditador, em sua luta e perseguição à Igreja Católica. Papa Doc morreu no poder, deixando o governo como herança ao seu filho Jean-Claude, que foi deposto. Seria extremamente desejável que as Igrejas evangélicas das Américas voltassem sua atenção para o Haiti. Ali há muito espaço para missões. A população é em extremo carente. A tragédia teve o efeito colateral de abrir os olhos do mundo para a miséria explícita lá reinante.
A tarefa mais urgente, além das orações, é restabelecer ali um pólo missionário, verdadeiramente voltado para a assistência espiritual a esse pobre e sofrido povo.

Fonte: http://www.meg.org.br

sábado, 16 de janeiro de 2010

Invista em seu próprio Futuro - e na Obra Missionária




O Pastor David Botelho, da Missão Horizontes, está dando início a diversos empreendimentos, dentro do conceito de Negócios para Missões. São iniciativas interessantíssimas, seja por parte do lucro ser destinada à obra missionária, seja por ser uma excelente opção de investimentos para qualquer pessoa. Leia abaixo o texto sobre a V FORMATION EMPREENDIMENTOS E INCORPORAÇÃO LTDA.
Uma ótima opção para investir em seu futuro e ajudar a obra missionária!
______________________________


SETE RAZÕES PARA APROVEITAR ESTA OPORTUNIDADE ÚNICA

1 - Planejar para o futuro
Ouvimos de um pastor batista de Rondônia a impressionante história de um missionário norte americano que trabalha naquele estado e que planejou uma aposentadoria para dali a 20 anos. Ele plantou duas mil árvores de lei, mogno. Após ter completado 18 anos da plantação ele rejeitou uma proposta de U$ 1.850 dólares ou aproximadamente R$ 3.300,00 para cada árvore. O total de árvores perfaz um valor de R$ 6.600.000,00 (seis milhões e seiscentos mil reais).
Agora pense comigo, se ele tivesse contado com a aposentadoria do INSS, qual seria a garantia de recursos após vinte anos? Com a expectativa de vida do brasileiro aumentando gradualmente, o futuro de um aposentado é muito triste, pois as despesas com saúde se multiplicam e aumentam também as necessidades de conforto. Muitos caem na malha das financeiras com os já famosos empréstimos consignados, que abocanham um pouco mais do já baixo rendimento mensal que possuem.

2 - Aproveitar as melhores oportunidades
Outro grande exemplo de investimento estratégico, é a cultura de Pau-de-balsa, uma planta lucrativa e bastante precoce, ou seja, os primeiros resultados acontecem em apenas três anos após o plantio e é muito usado comercialmente. Ao completar um ano, a árvore atinge seis metros de altura. Aos 24 meses chega a medir 16 metros e com três anos atinge 20 metros de altura. É resistente e muito utilizada como material de isolação acústica, no artesanato, na construção de jangadas, balsas, aeromodelismo, maquete, cortiça, colete salva-vidas e também na fabricação de papel e celulose.
Além da madeira, cada hectare de pau-de-balsa produz mil quilos de pluma que pode ser utilizada na produção de travesseiros e almofadas. O quilo é comercializado a R$ 1,50. A produção de sementes também gera um bom lucro 18 meses após o plantio. Cada 10 plantas geram um quilo de sementes que pode ser comercializado a R$ 1.500,00. A muda fica pronta em 90 dias. Eucalipto, Teca e Guanandi são outras boas opções de mercado.

3 – Desfrutar do grande potencial de crescimento do Brasil nesta nova década
Nos últimos anos, quase da noite para o dia, o mundo viu o Brasil passar por uma mudança histórica na produção de alimentos, que está transformando o interior quase inexplorado da nação no “novo celeiro” do mundo.
Um dos últimos locais do planeta onde ainda existe grandes áreas disponíveis para agricultura – 22% da área agriculturável do mundo. O Brasil tem visto uma verdadeira explosão na exportação de produtos agrícolas na última década e se tornou o maior exportador de grãos. Tal crescimento é alimentado por uma combinação de políticas econômicas pró-mercado e avanços na agronomia. Assim, terras tropicais inutilizáveis foram transformadas em terras produtivas, aumentando os níveis de produtividade a ponto de ultrapassar os Estados Unidos e Europa, o que acabou desafiando o domínio tradicional deles no mercado global de produtos agrícolas.
O Brasil se tornou uma emergente potência econômica:
• Possui a maior reserva de minério de ferro do mundo;
• É o maior exportador de carnes, por ter maior rebanho de gado;
• De 28ª maior reserva de petróleo, passou a 8ª e é auto-suficiente em petróleo;
• Tem o álcool como combustível alternativo e detém o Know How da tecnologia;
• Possui empresas que nos seus setores estão entre as maiores do mundo, como Petrobrás, Embraer, Vale do Rio Doce, JBS, Gerdau, etc.;
• É a terceira maior reserva de alumínio, etc.

Diante disso temos visto muitos estrangeiros investindo no Brasil, pois o retorno dos investimentos tem sido muito grande.
A realidade deste crescimento é demonstrada no valor do salário mínimo que em 2002 era em torno de 75 dólares e o governo aventava a possibilidade de aumentar para 100 dólares e muitos empresários diziam que se chegasse a tal patamar, a maioria das empresas quebrariam. Neste início de ano o salário mínimo ultrapassou os 300 dólares.

4 - Criar uma sinergia com outros para aproveitar as melhores oportunidades
Nosso objetivo com a V Formation é formar uma empresa, mais enxuta possível, com 1000 sócios para buscar os melhores negócios e reinvestir o lucro para multiplicar o capital. Investir na construção civil que em 2010 vai receber 69 bilhões de investimento. Há uma demanda reprimida de 10 milhões de casas e previsão de 27 milhões para 2020. A Copa do Mundo de 2014 vai alavancar ainda mais o mercado. As construtoras estão dobrando o capital anualmente, isto é, apresentando lucros de 4% a 6% ao mês. Reflorestamento é algo em longo prazo que apresenta grandes retornos. As demais áreas de atuação serão em construção de hotéis e pousadas em capitais, cidades pólos e turísticas como Monte Verde – Camanducaia -MG, sede da Horizontes, loteamentos, materiais de construção, galpões, etc.

5 – Mudar a história de sua vida em apenas 10 anos com um investimento que cabe no seu bolso.
A adesão por cota na V Formation é de apenas R$ 1.000,00 e que deverá ser integralizada até o final de Maio e mensalidades de R$ 200.00 durante 10 anos e sem nenhum reajuste, a partir de Junho 2010.
Juntos, trabalhar para alcançar, pelo menos, o retorno de 2% mensais. Vejamos, então uma projeção simulada do resultado do investimento no período de 10 anos em aplicações de 2%, 3% e 4%. Percebe-se claramente que o valor é muito superior ao rendimento da poupança.
Valor do investimento em 120 meses - R$ 25.000,00
Retorno se fosse aplicado na poupança – R$ 34.695.27
Retorno da aplicação de 2% ao mês - R$ 108.416.19
Retorno da aplicação de 3% ao mês - R$ 259.450.90
Retorno da aplicação de 4% ao mês – R$ 658.975.36

6 – Ser um empreendedor e dono do seu próprio negócio
Sendo a velhice certa na vida de cada um de nós, faça você o seu plano de investimento e de negócios com a V Formation. Mesmo sem dispor de grandes somas de investimentos e de capital de giro, como em todo negócio, você pode garantir um futuro mais tranquilo e mais seguro para você e sua família.

7 – Ver 10% do lucro investido em missões transculturais
Diante do exposto, estamos abrindo uma nova empresa missionária em cotas, com 10% do lucro também destinado para missões. Entendemos que parte desta riqueza precisa ser canalizado na evangelização e discipulado dos que nunca ouviram nada do amor de Jesus, para os povos da Janela 10-40 e na formação de tradutores para as milhares de línguas que nada possuem das Sagradas Escrituras.

IMPORTANTE:
Contamos com você neste grande empreendimento a favor da expansão do Reino,
Cleonice e David Botelho 

Você pode conhecer melhor a V FORMATION EMPREENDIMENTOS E INCORPORAÇÃO LTDA., nos consultando e enviaremos os documentos a serem providenciados.

BAIXE UMA APRESENTAÇÃO EM PowerPoint SOBRE A V FORMATION, Clique Aqui.

E-mail: contato@vformation.com.br
Fone 35-3438.2797
Endereço: Caixa Postal 420 – Monte Verde – Camanducaia – MG – 37653-000
Visite: www.vformation.com.br
*

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

POR TI, DAREI MINHA VIDA - Poema do Pr. José Britto Barros



POR TI, DAREI MINHA VIDA

“Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte”. Filipenses 1.20b

O grande pregador estava prisioneiro.
Paulo fora o maior dos santos; mensageiro
da causa do senhor, ativo e extraordinário
pregando destemido o Cristo do calvário!

Agora vem parar na prisão horrorosa...
mas ali manteria a missão grandiosa!
em filipos fundaria a igreja mais querida
de todo o ministrar de sua intensa vida.

Envia aos seus irmãos tão queridos e amados
instruções de valor ; seriam confortados.
o líder magistral, pregador excelente,
mesmo estando em prisão mantinha o zelo ardente.

Acaso acabaria ali o ministério
daquele que explicara o divino mistério
a nova lhes trazendo de paz, salvação?
Era triste demais aquela expectativa:
a causa do senhor, da palavra tão viva,
iria ter seu fim naquela frustração?

Escreve-lhes então o idoso pregador
e manda-lhes dizer com firmeza e vigor:
eu tenho dentro d´alma a bendita certeza
que seja como for, em meu corpo abatido
jesus, o meu senhor, será engrandecido
no viver ou morrer da minha natureza!

Por Cristo, meus irmãos, de forma definida
eu sempre irei gastar, inteira, a minha vida!

Não há retroceder, o meu amor não cansa
e mantenho no meu ser esta viva esperança
de ser gasto na causa e sem ter restrições.
aqui nesta prisão, ou livre como outrora,
em dias do futuro, ou mesmo como agora,
a cristo eu vou honrar até nestas prisões!
De Paulo foi assim a vida consagrada.
e de nós, que hoje vamos na mesma jornada,
de que grau temos feito a nossa sagração?
somos servos leais ao cristo sublimado
ou temos restrições ao seu santo chamado
mui pouco demostrando ter consagração?

O Paulo do passado entregou sua vida
de forma declarada, firme e decidida
e todo o seu vigor consagrando ao senhor.
e eu, o que é estou fazendo nestes dias?
gastando o meu viver e as minhas energias
em coisas sempre vãs, de somenos valor?

Ah! Mestre, amado meu, remido eu pela graça,
constrangido do amor infindo e que não passa,
minha vida, meu tudo eu venho te entregar,
onde quer que me leves tu no ministério
desvendarei aos homens o maior mistério
até que a minha vida venha a terminar!

Quero agora exclamar alegre e firmemente:
no hoje ou no porvir, no que vem pela frente,
por ti darei a vida plena, ó meu Senhor!
recebe, amado meu, aceita o que te oferto,
por muitos anos seja, ou se a morte vem perto,
meu ser em sagração inteira ao teu louvor!

A ti eu seguirei, Senhor, te engrandecendo,
em intenso viver ou mesmo que eu morrendo
por ti me entregarei, e de forma total!
nada mais me motiva em a minha existência,
disto eu tenho, ó senhor, inteira consciência:
eu vou te engrandecer de agora até o final!

Poema publicado na Revista da Campanha de 2009 da Junta de Missões Nacionais da CBB. Caso você quira baixar a revista (que é liberada para download), Clique Aqui.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

MISSÕES URBANAS - Possíveis Projetos de Evangelização

*

Central do Brasil, Rio. Uso livre, via blog Imagens Cristãs 


Missões Urbanas exigem metodologias especiais e que estejam dentro do contexto do grupo alvo.

Registramos aqui os grupos como possíveis projetos na obra missionária:

01 - Surfistas
02 - Skatistas
03 - Góticos
04 - Caminhoneiros
05 - Motoqueiros
06 - Funkeiros
07 - Atletas nas mais variadas modalidades.
08 - Estudantes
09 - Médicos
10 - Dentistas
11 - Engenheiros
12 - Empresários
13 - Pessoas Hospitalizadas
14 - Aidéticos
15 - Crianças de Rua
16 - Mergulhadores
17 - Prostitutas
18 - Travestis
19 - Terceira Idade
20 - Drogados
21 - Depressivos Crônicos
22 - Camelôs
23 - Aposentados
24 - Homossexuais
25 - Políticos
26 - Operários
27 - Taxistas
28 - Portuários
29 - Gestantes
30 - Pescadores
31 - Surdos
32 - Cegos
33 - Deficientes Físicos
34 - Foliões
35 - Artistas
36 - Socialites
37 - Profissionais da Beleza
38 - Torcidas
39 - Imigrantes de todas as Etnias
40 - Viúvos
41 - Pessoas Solitárias
42 – Naturistas ( este grupo é mais complicado )
43 - Moradores de Rua
44 - Roqueiros
45 – Grafiteiros
46 - Pichadores
47 - Sem Teto
48 - Creche
40 - Catadores de Lixo
50 - Pagodeiros
51 - Ciganos
52 - Presidiários
53 - Prostitutas
54 - Condomínios
55 - Enlutados
56 - Turistas
57 - Cancerosos
58 - Orfanatos
59 - Asilos
60 - Mães Solteiras
61 - Excluídos
62 - Gangues
63 - Amantes da Noite
64 - Profissionais da Noite
65 - Invasores de terrenos urbanos e prédios abandonados
66 – Espíritas
67 - Skin Heads
68 - Punks
69 - Esotéricos
70 - Internautas
71 - Garis
72 – Metaleiros
73 – Umbandistas

Poderíamos enumerar um número bem maior de grupos que podemos alcançar. É interessante que a maioria dos grupos lembrados, exigirão um projeto social enquanto são evangelizados.

MÉTODOS URBANOS

1 - Evangelização pessoal (esse nunca será ultrapassado)

2 - Operação contato

3 - Pequenos Grupos
Para essa modalidade, temos muitas ferramentas boas, que podem ser usadas com muita eficiência, e com resultados certos.

Aqui podemos colocar pessoas com as mesmas necessidades e dificuldades comuns.

Podemos dividir o grupo por faixa etária.

A literatura. A liderança deve estabelecer um programa cronológico a ser estudado em vários grupos simultaneamente.

(Por exemplo: Missões Nacionais, tem uma gama muito farte de material que pode ser usado. O programa que temos nos dá condições de levarmos os pequenos grupos do principio do conhecimento, até a capacitação para multiplicação do grupo.)

A igreja precisa olhar para fora. Há delas que gastam mais de 90% de todos os seus recursos e tempo nos seus cuidados internos.

Faça uso do mapa para conhecer a sua cidade. Procure localizar o grupo que deseja atingir. Mapeie a cidade. Localize os pontos referenciais e distribua as tarefas.

Ver:
  • Localização de Igrejas
  • Fortalezas Espirituais estabelecidas na região ou área estabelicida para realizar o projeto.
  • Número total de Crentes que possa contar como material humano para desenvolver o projeto.
  • Número de Pastores e Líderes
  • Escolas
  • Hospitais
  • Quartéis
  • Auditórios que possam ser usados.

Ver se há uma retrospectiva de algum grupo cristão que tentou plantar uma igreja no meio do grupo alvo. Certamente uma descoberta desta pode mudar todo o rumo do projeto.

Pr. Geremias Bento da Silva - http://www.geremiasbento.net

domingo, 10 de janeiro de 2010

A Nova Classificação de países por perseguição

*


A Missão Portas Abertas divulga neste mês a lista dos 50 países que foram mais intolerantes ao cristianismo em 2009. A lista é feita a partir de um questionário de 50 perguntas, desenvolvido especificamente para cobrir os diversos aspectos da liberdade religiosa. Uma pontuação é dada de acordo com cada resposta. O número total de pontos determina a posição de cada país na Classificação.

Os dez primeiros

Na primeira posição da Classificação de países por perseguição de 2010 está novamente a Coreia do Norte. No país, atividades religiosas são consideradas uma afronta aos princípios socialistas que imperam. O país ocupa a primeira posição da lista, como o lugar mais intolerante ao cristianismo, desde 2002.

Em 2010, o Irã assumiu o 2º lugar, tomando a posição que a Arábia Saudita ocupou durante oito anos. O reino saudita foi para a 3ª colocação. Apesar de ter descido uma posição, a opressão à Igreja no país não mudou – o fato foi que a perseguição no Irã se tornou mais intensa do que na Arábia Saudita.

A Somália subiu para a 4ª posição como consequência dos ataques que a pequena comunidade cristã sofreu durante o ano. O islamismo é imposto por grupos terroristas no país, e os seguidores de Cristo têm de praticar sua fé em segredo.

O islamismo também é a religião oficial nas Maldivas, Afeganistão, Iêmen e Mauritânia, países que ocupam o 5º, 6º, 7º, e 8º lugar, respectivamente.

A Mauritânia é nova entre os dez primeiros. Ao longo de 2009, a situação no país deteriorou gravemente. Em junho, um agente de ajuda humanitária cristão foi assassinado. No mês seguinte, 35 cristãos mauritanos foram presos e torturados, e, em agosto, 150 cristãos da região foram presos.

O Laos caiu da 8ª para a 9ª posição, mas não houve melhora na situação da liberdade religiosa no país. A atitude do governo quanto à Igreja é negativa e restritiva, e os cristãos vivem sob vigilância, pois são considerados agentes ocidentais encarregados de transformar o país em uma democracia. Mas, apesar disso, a Igreja laosiana continua a crescer.

A liberdade religiosa no Uzbequistão, que permanece na 10ª posição, piorou ao longo de 2009. Muitos cristãos foram presos, multados, interrogados e submetidos a abusos físico e mental. Os familiares de convertidos ao cristianismo geralmente usam de força bruta para fazê-los voltar ao islamismo.

Onde a situação piorou

A situação dos cristãos deteriorou no Azerbaijão, Quirguistão, Tadjiquistão, Tunísia e Vietnã.

No Azerbaijão e no Tadjiquistão, foram aprovadas leis repressivas que controlam a liberdade religiosa. No primeiro país, a lei favorece claramente a comunidade islâmica, enquanto no segundo, ela atinge negativamente todos os grupos religiosos.

Na Tunísia, o controle imposto pelo governo por ocasião das eleições presidenciais influenciou de maneira negativa a situação da Igreja no país.

O Quirguistão, novo na lista, tem visto o islamismo influenciar cada vez mais a vida política e cotidiana da nação. Por conta de uma nova lei religiosa, a oposição aumentou contra os cristãos.

No Vietnã, fiéis e governo se confrontaram por causa de templos que foram ilicitamente confiscados.

Onde a repressão diminuiu

Foram registrados poucos casos de perseguição na Argélia, Índia, Indonésia, Jordânia e Sri Lanka.

A Argélia se rendeu à pressão da mídia internacional, que criticou a hostilidade do governo argelino contra a Igreja em 2008. No entanto, líderes cristãos sentem que a oposição pode voltar a qualquer momento.

A ausência de violência em grande escala na Índia fez com que o país descesse algumas posições na Classificação. Houve menos registros de mortes, agressões e destruições em 2009.

A presente Classificação de países por perseguição foi produzida com base em eventos decorridos entre 1º de novembro de 2008 e 31 de outubro de 2009. Portanto, os meses de novembro e dezembro de 2009 não foram considerados para esta edição.

Para saber mais, acesse a página especial.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Será que somos uma igreja missionária?

*



Como é engraçado ver como a igreja se comporta com relação ao IDE de Cristo, tenho ouvido muitos crentes dizerem que tem chamado missionário, que tem uma chama queimando dentro do coração, que missões esta no coração de Deus, mas será que somos mesmos missionários?

Lembro-me que quando criança na igreja onde comecei minha caminhada cristã ouvi muitos relatos de missionários que deixaram suas casas e famílias para cumprir um chamado em suas vidas, muitos deles morreram em solo brasileiro cumprindo o chamado que receberam de Cristo, mas hoje tudo é diferente, o sentido real da palavra missões tem sido mudado para satisfazer desejos pessoais. Posso até esta errado, mas desde criança aprendi que missões é deixar o conforto do lar, é abrir mão de tudo para ver o evangelho de Cristo alcançar a vida de milhares de pessoas pelo mundo a fora.

Mas hoje vemos que o modelo usado pelas nossas igrejas é bem diferente daquele deixado por Jesus, e que missões hoje é feito dentro de nossas igrejas em cultos missionários realizados para uma platéia feita de crentes… Missões hoje é feita em cruzadas realizadas em grandes centros urbanos onde o mais importante é a gravação do DVD para comercialização do mesmo… Missões hoje é feita através de dezenas de CD e DVD que são gravados por ministérios de louvor no Brasil onde não existe uma única musica feita para alcançar aqueles que não conhece a Jesus, e que nunca serão gravados onde a porcentagem de crentes não passa de 0,02%.

Definitivamente comparando o nosso modelo missionário de hoje com o modelo praticado pelos Moravianos percebo que estamos longe de ser verdadeiros missionários, e, o pior é que estamos longe de ser uma igreja missionária, pois vivemos um evangelho de conveniências. Um evangelho onde as pequenas cidades e povoados estão longe de ser alvo das grandes igrejas espalhadas pelo Brasil, pois eles não trazer nem um tipo de lucro a não ser o espiritual. Que o relato a baixo faça você refletir um pouco sobre tua vida como cristão.

Dois jovens Moravianos, de 20 anos ouviram sobre uma ilha no Leste da Índia cujo dono era um Britânico agricultor e ateu, este tinha tomado das florestas da África mais de 2.000 mil pessoas e feito delas seus escravos, essas pessoas iriam viver e morrer sem nunca ouvirem falar de Cristo.

Esses jovens fizeram contato com o dono da ilha e perguntaram se poderiam ir para lá como missionários, a resposta do dono foi imediata: “Nenhum pregador e nenhum clérico chegaria a essa ilha para falar sobre essa coisa sem sentido”. Então eles voltaram a orar e fizeram uma nova proposta: “E se fossemos a sua ilha como seus escravos para sempre?”, o homem disse que aceitaria, mas não pagaria nem mesmo o transporte deles. Então os jovens usaram o valor de sua própria venda para custiar sua viagem.

No dia que estavam no porto se despedindo do grupo de oração e de suas famílias o choro de todos era intenso, pois sabiam que nunca mais veriam aqueles irmãos tão queridos, quando o navio tomou certa distância eles dois se abraçaram e gritaram suas ultimas palavras que foram ouvidas: “QUE O CORDEIRO QUE FOI IMOLADO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO”.

Diante de tudo isso você tem sido verdadeiramente um missionário nos dias atuais?

Fonte: http://aguavivaparaosertao.wordpress.com

sábado, 2 de janeiro de 2010

Por Amor do Meu Nome - Livro missionário para download

*


O missionário João Mordomo, Presidente Executivo da Missão CCI Brasil, está disponibilizando para download gratuito o excelente livrete ‘Por Amor do Meu Nome - A Missão de Deus e Seu Povo. O e-book possui vinte páginas, onde o autor escreve sobre diversos tópicos de interesse missionário.
Leitura recomendada!

Para baixar o e-book, Clique Aqui.

E visite o site do autor http://www.joaomordomo.com.br/Mordomos_-_Port/Home.html, onde inclusive há outros recursos para download.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...