quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ação de Graças pela Vida dos Santos Falhos – John Piper

.
John Paton

Deus ordena que nos fixemos em sua glória, vagamente espelhada no ministério de seus servos falhos. Ele deseja que consideremos suas vidas, observemos as imperfeições de sua fé e contemplemos a beleza de seü Deus. "Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram" (Hb 13:7).

O Deus que forma o coração de todos os homens (SI 33:15) pretende que seus filhos reflitam sua verdade e seu valor. De Febe (Rm 16:1) a São Francisco, o plano continua o mesmo. Paulo falou sobre a vida do Faraó pagão: "Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra" (Rm 9:17). De Davi, o rei, a David Brainerd, o missionário, exemplos extraordinários e incompletos de piedade e sabedoria que estimulam a adoração da soberana graça no coração de santos remanescentes. "Ficará isto registrado para a geração futura, e um povo, que há de ser criado, louvará ao SENHOR" (SI 102:18).

A história do mundo é um campo coberto de pedras quebradas, as quais são altares sagrados designados para despertar a adoração no coração daqueles que investem tempo para ver e lembrar: "Recordo os feitos do SENHOR, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade. Considero também nas tuas obras todas e cogito dos teus prodígios. O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus?" (SI 77:11-13).

O alvo da providência de Deus na história do mundo é a adoração fluindo de seu povo. As milhares histórias baseadas na graça e na verdade servem para ser lembradas para o refinamento da fé, o sus¬tento da esperança e para nos fazer prosseguir sob a direção do amor. "Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança" (Rm 15:4). Aqueles que nutrirem sua esperança com a história da graça, viverão suas vidas para a glória de Deus.

A vida dos nossos heróis cristãos falhos é estimulante por duas razões: porque eles eram falhos (como nós) e grandes (diferentemente de nós). Suas falhas nos dão esperança de que talvez Deus também possa nos usar. Sua grandeza nos inspira a nos aventurarmos além do trivial. Como pode alguém comum romper com a rotina de uma vida enfadonha e fazer algo marcante? Isso comumente acontece quando nos inspiramos num homem ou numa mulher a quem admiramos.

Você tem algum herói? Lê sobre a vida de homens e mulheres que romperam com os padrões e escaparam da trilha de uma vida me¬díocre? Por que não tomar uma atitude agora, de ler a biografia de um cristão a quem Deus usou de forma grandiosa? Se você planejar isso, é provável que aconteça. Caso contrário, não irá acontecer.

Há alguns anos, na preparação para nossa conferência anual de pastores, em que proferi um discurso biográfico, li John Paton. O tema era digno de várias horas de meditação, ainda que tomássemos apenas um parágrafo. Quando ele resolveu ir até as inalcançadas tribos das ilhas do Pacífico Sul, em 1856, um cavalheiro cristão se contrapôs: "Você será comido por canibais!" A isso Paton respondeu: Sua própria expectativa é ser colocado em breve numa sepultura, e ali ser comido por vermes. Confesso a você que se eu ao menos puder viver e morrer servindo e honrando ao Senhor Jesus, não fará diferença ser comido por canibais ou por vermes, e no Grande Dia, meu corpo ressurreto se levantará tão belo quanto o seu, à semelhança do nosso Redentor.

Esse tipo de abandono pela causa de Cristo incendeia-me até os ossos. Se você não sabe por onde começar, pergunte a seu pastor quais biografias de cristãos ele recomendaria.

Obrigado, Senhor, pela vida dos santos falhos e cheios de fé! Obrigado, Senhor, por tua graça, maravilhosa graça, que salva e usa pecadores! Senhor, não nos deixes sonhar de forma tão medíocre a respeito de nossa vida. Não nos deixes limitar teu poder pelo que nós enxergamos em nosso espelho. Ajuda-nos a confiar no Senhor. Ajuda-nos, como William Carey disse, a esperar grandes coisas de Deus e tentar grandes coisas para Deus. Não somos grandes, mas o Senhor é. Teu poder se aperfeiçoa em nossa fraqueza. Renunciamos a toda pretensão mundana em nossa vida. Vem. Faze-nos úteis para a glória de Cristo. Em seu grande nome, nós oramos. Amém.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...