domingo, 31 de agosto de 2008

Missão Caiuá: Oito décadas de bons serviços

Missão Caiuá, um dos mais importantes ministérios evangélicos de apoio às populações indígenas do Brasil, comemora 80 anos.

A Missão Evangélica Caiuá, uma das mais tradicionais entidades protestantes que atuam entre os índios brasileiros, está completando 80 anos. Para celebrar a data, a instituição, com sede em Dourados (MT), recebe hoje mais de 1.500 indígenas de vários municípios matogrossenses, como Iguatemi, Coronel Sapucaia, Antonio João, Amambaí, Caarapó e Tacuru, para a festa do aniversário. Além deles, são esperados missionários, pastores e obreiros envolvidos com a causa indígena, além do público em geral.
Segundo o pastor Benjamim Benedito Bernardes, que responde pela administração da Missão Caiuá, a programação se inicia com culto de ação de graças, às 9h, na Escola Francisco Meireles, ligada à entidade. Durante todo o dia haverá cânticos, testemunhos, apresentações diversas e ordenação de pastores, entre outras atividades. Tudo para celebrar as oito décadas da instituição, cuja proposta é promover o bem-estar físico, social, cultural e espiritual dos indígenas de diversas etnias que vivem na região.
De orientação presbiteriana, a Missão Caiuá é respeitada não apenas pela comunidade indígena, como também conta com o reconhecimento de órgãos públicos do Estado do Mato Grosso e da Fundação Nacional do índio, a Funai. Além da assistência espiritual, a organização presta serviços médicos, mantém escolas, centros sociais e promove atividades de entretenimento e lazer, sempre respeitando as culturas indígenas e incentivando sua preservação.
Segundo trabalho de pesquisa Nha’aronja Oke (Porta da Esperança), de Margarida Gennari Bernardes, a Missão Caiuá surgiu pro iniciativa do pastor Albert Maxwell, que chegou a Dourados, então uma pequena vila, em meados dos anos 1920. O religioso foi trazido à região por ninguém menos que o marechal Cândido Rondom, o maior indigenista da história do Brasil. Naquela época, a companhia Mate Laranjeira, que atuava na região explorando a erva-mate, causava grande transtorno cultural à comunidade indígena. Preocupado com a situação, Maxwell conseguiu o apoio da Comissão Brasileira de Cooperação das Igrejas Evangélicas, e em 28 de agosto de 1928, organizou a Associação Evangélica de Catequese dos índios, embrião do que hoje é a Missão Caiuá. Os primeiros missionários fixaram residência na vila e, com a ajuda das igrejas, eles compraram terras ao lado de uma aldeia indígena, montando ali a primeira escola.
Dez anos depois, uma epidemia de febre amarela acometeu o povoado, matando vários índios adultos. As crianças órfãs, então, foram levadas para a missão pelo Serviço de Proteção aos índios (SPI), órgão que antecedeu a Funai na execução da política indígena nacional. Nasceu, então, o primeiro orfanato indígena, o Nhanderoga. A partir dali, a missão só cresceu e alargou suas frentes de atuação. Em 1945, foi fundada uma escola bilíngüe indígena, e em 1963, foi inaugurado o Hospital Maternidade Indígena Porta da Esperança, que funciona até hoje e tem 50 leitos, especializado no tratamento de doenças endêmicas como malária e febre amarela.


FONTE: Portal CRISTIANISMO HOJE
http://www.cristianismohoje.com.br

Mais sobre a Missão CAIUÁ: Clique Aqui

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

E-book para download: CURSO DE MISSÕES

"UBE blogando Missões - Eu participo"



DCI
é uma missão internacional, sediada na Inglaterra, e que desenvolve e apóia projetos missionários em todo o mundo.
No site da missão podem ser encontradas diversas informações, notícias dos campos, pedidos de colaboração missionária e recursos úteis.
E é um desses recursos, que a DCI oferece gratuitamente, que apresentamos aqui para vocês:
Um CURSO DE MISSÕES para download. Isso mesmo: são simplesmente 350 paginas de um curso preparado para capacitar os ceifeiros para a grande seara, utilizando o modelo dos 12 com enfoque na plantação de igrejas. Excelente material!

PARA BAIXAR O E-BOOK, Clique Aqui.

Visite também a página de DCI: http://www.worldchristians.org/

domingo, 24 de agosto de 2008

DIVULGAÇÃO: Blogagem coletiva (e missionária!) da UBE

Caros, queridos e amados irmãos: A União de Blogueiros Evangélicos vem convidar todos vocês que fazem parte da grande família blogueira a particiarem de uma nova blogagem coletiva. Para os que não sabem, 'blogagem coletiva' é quando um grupo de blogueiros resolve publicar simultaneamente (cada qual em seu próprio blog), textos sobre um mesmo tema.

MISSÕES. David Livingstone certa vez disse: "Deus tinha um único Filho, e fez dele um missionário."
E nós, o que temos feito? Pensando nisso, a UBE idealizou esta blogagem, sobre aquele que é "O" tema fundamental da Igreja, em todos os tempos: Resgatar os perdidos, onde quer que estejam.



Para participar é só publicar qualquer coisa (um texto, vídeo, imagens) sobre ou relacionado a Missões, no seu blog. Copie e insira também o Logotipo da blogagem ('UBE blogando Missões', disponível em fundo branco ou negro) e se possível o texto "Blogagem missionária UBE - Eu participo". Em seguida deixe um comentário no blog da UBE, informando o link da sua postagem. Tal link será inserido no blog, para que todos possam visualizá-lo e acessá-lo.

E mais: todos os blogs participantes, que nos informarem da participação até o dia 08 de Setembro de 2008, estarão concorrendo a um (1) kit contendo um exemplar do livro MISSÕES - O DESAFIO CONTINUA, de Ronaldo Lidório, e um exemplar da Revista da Missão PORTAS ABERTAS.

O sorteio será no dia 09 de Setembro e o ganhador receberá seu prêmio pelos Correios, através de carta registrada.

Para você que porventura não está bem informado sobre o tema, ou deseja simplesmente conhecer (e se envolver) mais, preparamos uma extensa lista com os links das páginas de dezenas de missionários, Missões e Agências Missionárias, além de outros recursos úteis.
Para acessar a lista, Clique Aqui.

Não deixe de participar. Você estará divulgando um tema fundamental, estreitando os laços de nossa União de blogueiros, e ainda concorrerá a prêmios.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...