sábado, 29 de março de 2008

É que você ainda não chegou em casa


Ouvi uma história, anos atrás, sobre um casal de missionários que estava voltando da África para os Estados Unidos.

Não tinham aposentadoria, sua saúde estava debilitada, sentiam-se derrotados, desanimados e apreensivos.

Depois de muitos anos de serviço missionário, lá estavam eles, iniciando sua longa viagem de volta a bordo do mesmo navio em que estava o Presidente Teddy Roosevelt (presidente dos EUA de 1901-1909), retornando de uma temporada de caça na África.

No momento do embarque, havia uma multidão de gente e uma banda tocando para a despedida do presidente, mas ninguém para se despedir dos missionários. O marido disse, então, à esposa:

- "Não é estranho, querida? Aqui estamos nós, sacrificamos nossas vidas no serviço do Senhor, gastamos muitos anos neste lugar, perseveramos no meio de imensas adversidades, perdemos alguns dos nossos filhos e os enterramos aqui. Tudo tem sido tão difícil, mas ninguém realmente se importa com isto, não é? Veja só toda essa fanfarra quando o presidente volta de uma simples excursão de caça! Mas ninguém se importa se fizemos algo de valor para Deus ou não."

- "Querido, você não deveria pensar assim", disse sua esposa.

- "Não dá para pensar de outra forma. É tudo tão injusto."

Durante toda a viagem, enquanto cruzavam o Atlântico, este sentimento crescia e fervia em sua mente. A amargura foi tomando conta da sua alma e ele disse à sua esposa:

- "Aposto que quando chegarmos em Nova Iorque vai haver outra banda para receber o presidente, e ninguém esperando por nós. Estaremos sozinhos".
-
E foi assim que aconteceu. Quando o navio atracou no porto de Nova Iorque, uma banda tocava as canções preferidas de Teddy Roosevelt, e todas as autoridades da cidade estavam lá para recepcioná-lo.

Enquanto isto, o casal de missionários desembarcou completamente despercebido e foi alugar um apartamento dilapidado no Setor Leste de Nova York.

Completamente arrasado, o homem disse à esposa:

- "Não é justo, não é justo mesmo! Aqui estamos nós, sem dinheiro, sem saber quem é que vai cuidar de nós ou para onde vamos. Deus nos prometeu grandes coisas, mas nada aconteceu. Entregamos a ele tudo que tínhamos, e o que fez por nós? Agora, veja o que acontece quando o presidente sai numa excursão de caça! Isso não é justo!"

- "Querido", a esposa respondeu, "eu sei que não é justo, mas esta não é a atitude certa. Não deve pensar assim. Por que você não vai até o quarto, converse com o Senhor sobre tudo isso e veja o que ele tem a dizer?".

E ele foi. Entrou no quarto e ajoelhou-se à beira da cama, sozinho. Ficou lá por um bom tempo e, quando saiu, seu rosto brilhava. Sua esposa percebeu que algo tinha acontecido. Então ela perguntou:

- "O que houve?".

E ele respondeu:

- "Eu me ajoelhei e derramei toda essa história diante do
Senhor. Contei para ele que havia achado tudo tão injusto, especialmente que ao chegarmos em casa, o presidente ganhou aquela tremenda recepção, enquanto ninguém se importou conosco. Eu disse também que ele não
estava nos tratando direito.

Mas sabe o que o Senhor me disse? Foi como se tivesse se inclinado e colocado sua mão no meu ombro, para me dizer:

- "Mas você ainda não chegou em casa!"

Do livro "TALKING TO MY FATHER" (Conversando com meu Pai), de Ray Stedman&Co. 1997.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Adoniran Judson – Um Missionário


O missionário Adoniran Judson levou o Evangelho até a Ásia e traduziu a Bíblia para o birmanês.
A história desse personagem é contada até hoje. Era o ano de 1824. Os oficiais do rei da Birmânia (atual Mianmar) - pais que fica às margens do Golfo de Bengala, no Sudeste Asiático tinham acabado de saquear o lar missionário de Adoniran e Ann Judson. levando tudo o que acharam de "valioso". No entanto, o tesouro mais precioso havia passado despercebido: o manuscrito de uma porção da Bíblia, traduzida por Adoniran Judson, que sua esposa Ann enterrara sob a casa.
Acusado de espionagem, Adoniran, um missionário magro e de corpo pequeno, ficou encarcerado por quase dois anos em uma prisão infestada por mosquitos. Ele e outros 60 condenados à morte ficaram encerrados em um edifício sem janelas, escuro, abafado e imundo. Durante aquele período, sua esposa conseguiu entregar-lhe um travesseiro - para que ele pudesse dormir melhor no duro chão de areia da prisão -, além de livros, papéis e anotações que ele usava para continuar a tradução da Bíblia para O birmanês. Dentro da cadeia, além das traduções, que ele escondia dentro de seu travesseiro, Adoniran evangelizava os presos.
O episódio descrito é parte da história do americano Adoniran Judson (1788 - 1850), o primeiro missionário cristão na Birmânia, que, por 30 anos, perseverou em seu trabalho de evangelização, apesar das doenças e perseguições constantes que sofria por pregar o Evangelho naquele país.
Em 1819 - seis anos depois de sua chegada à Birmânia -, Judson conseguiu seu primeiro convertido. Dois anos depois, já havia uma igreja fundada no país, com 18 batizados. Em 1837, havia 1144 convertidos batizados na Birmânia. Em 1880, esse número passou a sete mil, distribuídos por 63 igrejas. Em 1950, cem anos depois de sua morte, existiam mais de 200 mil cristãos na Birmânia, em sua maioria, resultantes da mensagem que Judson deixara naquele país. Dizia ele: "Muitos cristãos consagrados jamais atingirão os campos missionários com seus próprios pés, mas poderão alcançá-los com os seus joelhos."
Vida e Obra - Aquele amor à Palavra de Deus tinha história. Adoniran Judson nasceu em Malden, no estado americano de Massachussetts. Filho do pastor congregacional Adoniran Judson e de Abigail Brown Judson, o jovem Adoniran trabalhou duro em um moinho do pai. Tinha de caminhar muito até chegar à escola e tinha intensa devoção à Igreja.
Sua mãe ensinou-lhe a ler um capítulo inteiro da Bíblia quando tinha apenas quatro anos. Nos anos seguintes, freqüentou a New London Academy e depois a Brown Univercity, onde entrou com apenas 16 anos. Naquele período em que o ateísmo, proveniente da França, chegava com força aos Estados Unidos, o jovem Adoniran teve uma crise existencial. Recém diplomado, aos 19 anos, ele surpreendeu os pais quando disse que não mais acreditava na existência de Deus e que iria escrever peças de teatro. Era o ano de 1807.
Saiu de casa, mas, quando seguia para a casa de um tio, teve uma experiência que mudou sua vida por completo. No fim de uma noite, procurou um lugar para dormir em uma pensão. O proprietário disse que só tinha um quarto que ficava ao lado de outro em que estava uma pessoa muito doente. A voz agonizante de um homem no quarto ao lado só o deixou dormir no fim da madrugada. Ao acordar, Adoniran soube que aquele homem havia morrido, e tomou um susto ao saber que se tratava de Jacob Eames, um cético e descrente que ele conhecera na faculdade; e que também abandonara o Evangelho pelos ideais ateístas.
A notícia da morte de Eames atingiu seu coração como uma flecha. Foi, então, para Plymouth, onde assistiu a dezenas de palestras de pregadores cristãos. Em 1808, decidiu estudar para o ministério e entrou no seminário teológico de Andover. No ano seguinte, fez uma profissão pública de fé na igreja do pai e sentiu o desejo de tornar-se missionário.
Na época, escrevia a Ann, então sua noiva: Em tudo que faço, pergunto a mim mesmo: Isto agradará ao Senhor? [...] Hoje, tenho sentido grande alegria perante o Seu trono.
Os pais de Judson queriam que ele aceitasse pregar em uma igreja de Boston, mas recusou o convite. Tinha o mundo em seu coração. Em fevereiro de 1810, fundou, com quatro amigos pastores, a Junta Americana de Missões Estrangeiras, ligada à Associação Geral de Ministros Congregacionais de Bradford, em Massachussetts.
Casou-se com Ann em 5 de fevereiro de 1812, e apenas 12 dias depois, o casal partiu para Calcutá, na Índia, junto com os quatro pastores amigos de Judson. Ann tornou-se, então, a primeira missionária a deixar os EUA. Durante a viagem, dedicaram-se ao estudo das Escrituras. No entanto, ao chegarem a seu destino, a guerra fez com que eles deixassem o país. Como havia uma embarcação pronta para ir a Rangum, na Birmânia, o casal decidiu viajar nela. O percurso não foi fácil. Ann, que estava grávida, adoeceu no navio. Deu à luz seu primeiro filho, que morreu em seguida. Eles chegaram a Rangum exaustos, em julho de 1813. Ann, muito adoentada, desembarcou em uma padiola. Aquela experiência era uma prévia do que o casal ainda haveria de enfrentar.
Saída da prisão - A experiência na prisão, relatada no início desta biografia, não foi o único problema enfrentado pelo casal Judson na Birmânia. Depois de sair da cadeia - indultado pela Alta Corte de Justiça do reino birmanês, em novembro de 1825 -, viu a segunda filha do casal, Maria, morrer de febre amarela. Em outubro de 1826, Ann faleceu, também vítima da doença.
Adoniram mudou-se, então, para o interior da Birmânia, onde completaria a tradução do Antigo Testamento para o birmanês, em 1834, no mesmo ano em que se casou pela segunda vez, com Sarah, com quem teve oito filhos. Em 1837, Adoniram concluiu a tradução do Novo Testamento. Em 1845, Sarah faleceu, e ele retornou aos Estados Unidos, 33 anos depois do início de sua viagem à Ásia. Tanto interesse gerado por sua experiência na Birmânia rendeu a Judson uma platéia i inesperada. Grandes multidões corriam para ouvi-lo pregar em solo americano, pois se tornara uma lenda.
Em junho de 1846, casou-se pela terceira vez, com a escritora Emily Chubbock, e voltou no ano seguinte para a Birmânia para revisar mais uma vez o dicionário hirmanês-inglês que concluíra em 1826.
Muito doente, Judson foi aconselhado a fazer uma viagem marítima para se recuperar, mas veio a falecer no navio, em 12 de abril de 1850. Emily morreu quatro anos depois. Mas a frase que ele mais repetia em suas pregações tornou-se uma realidade: Eu não deixarei a Birmânia até a mensagem da cruz ser plantada aqui para sempre. Palavras proféticas de um verdadeiro herói da fé.

Fonte: Revista Graça, Ano 3, n.º 33 / http://www.ongrace.com/

quarta-feira, 19 de março de 2008

A fantástica fábrica de missionários


Bill Hybels, fundador e pastor de uma das maiores igrejas dos Estados Unidos, costuma dizer que a maior esperança do mundo está na igreja local e no quanto Deus pode usar esta força para transformar as pessoas. Eu posso entender com clareza o que ele quer dizer: basta imaginar as igrejas falando a língua das pessoas para transmitir, de maneira viva, a Palavra de Deus que não muda nunca! Seria a mais poderosa revolução!

Mas, o que é a igreja, e porque ela pode ser uma «Fantástica Fábrica de Missionários»?

Nós temos aprendido que a igreja não é a instituição, mas as pessoas. Não é o prédio, mas o ajuntamento maravilhoso de pessoas.

Pois quando uma criança freqüenta um lugar no qual tantas pessoas podem ser bons modelos, e onde a ação do Espírito Santo é viva e freqüente, o poder de influência positiva é enorme. A igreja é uma enorme ferramenta de Deus no despertamento e preparo da futura geração de missionários.

Vamos focalizar o olhar na microvisão e pensar na sua parcela desta responsabilidade.

Qual é a sua contribuição neste grande projeto de Deus?

Como pai, irmão, tio ou como «simples pessoa que passa por uma criança no corredor da igreja», o que você tem feito ou como Deus tem te usado para fabricar novos missionários? Quanto do seu amor a Deus tem se traduzido em sorrisos, palavras de incentivo ou encorajamento? E quanto às ações de serviço? Você tem mostrado que realmente vale a pena servir a Deus, trabalhando nas diversas áreas da igreja com alegria sincera?

Está na hora de fazer parte das engrenagens e linhas de montagem desta fábrica. Você já pensou que você mesmo pode ser um missionário?

Vamos juntos nesta força - Deus, você e toda a igreja - fabricar a maior e melhor geração de missionários que esse mundo já viu!

Visite: www.sermao.com.br

O papel de uma agência missionária

Qual é a utilidade de uma agência missionária ? Será que realmente precisamos deste veículo para realizar a obra transcultural ? Há várias maneiras de considerarmos o papel de uma agência missionária. Alguns são pessimistas e o definem como mal necessário, outros, como um bom instrumento do Senhor. As agências surgiram em resposta ao desafio de missões, e para servir à Igreja. Seus alvos básicos: despertar, treinar e enviar missionários. e isto sempre servindo a Igreja. Nem sempre foram tão eficientes para o que se propunham. Como qualquer outro ministério, as agências passaram pelas fases iniciais de uma organização, adquiriram experiência e se tornaram mais eficientes. Quando uma agência existe para servir um grupo de igrejas de uma mesma denominação, é chamada de junta missionária, fazendo o mesmo trabalho de uma agência interdenominacional, porém, servindo somente a uma denominação. Estamos em um momento histórico em que se reconhece a utilidade das agências e juntas, porém, como um certo apêndice desnecessário ao Corpo de Cristo. Alguns sugerem que por um certo tempo a Igreja foi desobediente e não atendeu ao seu chamado missionário, então o Senhor levantou as agencias, não como o ideal, mas por força das circunstãncias e negligência da Igreja. Uma outra maneira mais positiva de entendermos o papel de uma agência missionária é considerar as complexidades do campo missionário, pois, de fato, as agências foram fundadas por causa destas dificuldades e não por desobediência da Igreja, como tem sido sugerido. Pode ter havido erros históricos, quando as agências quase que se esqueceram o papel da Igreja como instrumento do Senhor, porém, o normal é terem a consciência que foram levantadas para servirem à Igreja naquilo que não lhe é fácil realizar. Será que uma só igreja conseguiria entender tudo sobre os povos tribais, muçulmanos, hindus e budistas? Será que urna só igreja conseguiria treinar todos os seus candidatos nos assuntos básicos necessários, tais como: adaptação transcultural, vida do missionário, base bíblica de missões, antropologia. Islamismo, etc.? Será que uma única igreja poderia dar todo apoio no campo que os missionários precisam? Uma agência pode realizar as seguintes tarefas em serviço da Igreja: 1. Fazer todo o trabalho administrativo de manter um missionário no campo, incluindo remessa de sustento, socorro médico, visitas pastorais, supervisão do trabalho, planejamento e estratégia, apoio logístico, etc. 2. Informar a Igreja onde há mais necessidades de obreiros. 3. Treinar transculturalmente os futuros missionários. 4. Participar de conferências, cultos e congressos missionários para assim instruir a Igreja. 5. Ter know-how dos campos onde atua, e instruir os recém-chegados. 6. Ajudar no levantamento de recursos para o trabalho normal e para projetos especiais 7. Ajudar a conseguir o visto. 8. Servir às igrejas já existentes, quando este for o caso, sempre treinando nacionais para assumirem o trabalho, tanto em um campo pioneiro, como em um campo com uma igreja já estabelecida. 9. Promover a unidade na expansão da obra missionária. Há outros pontos também importantes, porém, estes são suficientes para ilustrarmos como as agências podem ser uma bênção para a Igreja, e como é difícil para a Igreja ter toda a estrutura necessária para desenvolver a obra missionária. As agências e juntas são instrumentos do Senhor, levantadas por Ele, cujos dirigentes e trabalhadores são amantes da obra de missões, especializados nisto, e fiéis membros de suas igrejas locais. Trabalham para servir a Igreja em sua totalidade.

domingo, 16 de março de 2008

E-book para download: Árabe para Principiantes


Caro irmão, se você se interessa em aprender a língua árabe, eis aqui uma boa forma de iniciar seus estudos: Baixe o e-book Árabe Para Principiantes.
Para baixar, [CLIQUE AQUI].

É necessário ainda, para a correta apresentação do e-book, que o seu computador possua a fonte TraditionalArabic. Caso não possua, [CLIQUE AQUI] para baixar.

Fonte: www.equattoria.blogspot.com

O blog Equattoria é um novo blog que criei, para complementar o trabalho do Veredas Missionárias. No Equattoria publicarei fotos e informações sobre países, povos e línguas, além de links relacionados a estes temas. Espero assim estar disponibilizando para os irmãos mais subsídios missionários, sempre buscando incentivar a obra missionária da igreja. Divulgue também mais este espaço de informações!

terça-feira, 11 de março de 2008

A PERSPECTIVA MISSIOLÓGICA DA PÁSCOA CRISTÃ


Introdução


Num contexto de mudanças tão rápidas e da banalização do cristianismo, eu particularmente creio que a celebração cristã que mais representa o significado do verdadeiro cristianismo é a páscoa cristã.

Nela encontramos elementos que resumem o que verdadeiramente significa ser cristão no mundo de hoje. Sem a páscoa cristã não teríamos nenhuma boa notícia para contar a ninguém.

Ela nos diz por exemplo, que: 1. A experiência da páscoa cristã veio confirmar todo o ministério terreno de Jesus. Ele foi verdadeiro e tudo aquilo que ele disse e fez se consumam nesta experiência maravilhosa; 2. Os evangelhos só foram escritos por causa deste evento e que sem ele não teríamos nada prá contar ao mundo; 3. Também nos fala de uma era que se estava findando e de uma nova que estava tomando forma e começando. A páscoa cristã tem profunda influência na origem da missão da Igreja cristã primitiva, pois era o Cristo ressurrecto e exaltado que atraia e atrai as pessoas a Deus.

Neste contexto eu gostaria de pensar sobre o que tudo isto tem a ver conosco no inicio de um novo milênio e meditar sobre a perspectiva dessa experiência tão singular na história da humanidade, para nós hoje enquanto comunidade cristã, Igreja.

Eu quero pensar que os eventos dos últimos dias da vida de Jesus na terra nos falam sobre a nossa responsabilidade de encarnar sua história e nos remetem para a Missão.

1. A Perspectiva Futura da Comunidade Cristã - Com a páscoa a comunidade cristã ganha perspectiva de futuro, sentido de continuidade, o sonho não acabou. Ela ganha senso de auto definição e identidade própria para prosseguir com sua missão delegada e realizar o seu chamado. É somente com base na experiência deste evento que todo o ministério terreno de Jesus tem significado futuro. Este ministério não cessa, não desaparece, nem tão pouco é extinto, ele continua ministrando no mundo através desse ajuntamento de pessoas que são agregadas a esta comunidade. Sua Igreja.
É exatamente neste particular que podemos dizer que por causa da páscoa cristã, os evangelhos foram escritos, e também não seria muito dizer que sem ela, estes não teriam e nem fariam nenhum sentido para as gerações futuras dessa comunidade. Estes foram escritos não só para mostrar eventos passados e históricos, mas para revelar um fé viva, impulsionadora e verdadeira que queima o peito e faz esta comunidade marchar em direção ao futuro com confiança e segurança de que Cristo está e sempre estará presente com a sua comunidade, seu povo.

2. A Perspectiva da Vitória de Cristo Sobre o Mal - A páscoa também nos fala sobre o ápice da presença de Jesus na terra. Sua ressurreição e exaltação significam que Ele já possui a vitória sobre Satanás, a Morte, o Inferno, o Mundo. E que o seu Reino já se tornou uma realidade, mesmo que nem todos reconheçam isto ainda. Portanto não existe nenhuma perspectiva de se falhar nesta missão, o sucesso da missão da Igreja ou não, não trará ou deixará de trazer o Reino de Deus, que já é uma realidade presente no mundo, conduzida para dentro de nossa experiência (realidade) pelo evento da páscoa cristã.
A comunidade dos primeiros cristãos responde a tudo isto de uma maneira maravilhosa, através da sua expressão missionária. Manifestando por onde passavam os mesmos sinais do Reino de Deus, da mesma forma como Jesus fazia, curando, expulsando demônios e etc. Eles entendiam que não era um esquema, um método mas que o poder da experiência da páscoa cristã era que os conduzia a vitória e assim proclamavam a glória de Deus entre os homens, falando não só da experiência de Cristo que voltou dos mortos, como também de suas próprias experiências como aqueles que foram tirados das trevas para a maravilhosa luz de Deus.

3. A Perspectiva do Espírito Santo Sobre Esta Comunidade - Mesmo que o Pentecostes aconteça depois de quarenta dias, quando o Espírito de Deus foi derramado sobre esta comunidade. Podemos afirmar que existe uma intima ligação entre estes dois eventos. Se o evento da Ressurreição havia trazido confiança e identidade própria à esta comunidade, o derramar do Espírito Santo trouxe coragem, intrepidez e ousadia para que esta comunidade se tornasse testemunha dos fatos ocorridos, mesmo que isto viesse a custar-lhes a própria vida. Foi somente através do poder do Espírito Santo que eles se tornaram testemunhas. Newbigin diz que missão é o fluir do Pentecostes, e alguns até afirmam que a primeira atividade do Espírito Santo é Missão.
É através do Espírito Santo que Cristo continua vivo e ativo no mundo e que no dia de Pentecostes Ele escancara as portas dessa comunidade e lança os seus discípulos para o mundo. Com certeza a experiência da páscoa é o inicio do fim dos tempos. Quando será o fim? O tempo é curto e cabe a nós debaixo da orientação do Espírito Santo fazer a vontade de Cristo da mesma forma que Ele cumpriu a vontade do Pai.

Conclusão
Para os discípulos a ressurreição de Cristo e a vinda do Espírito Santo são provas incontestáveis da presença do Reino de Deus entre nós. Mas o que temos nós a ver com isso, as portas de um novo milênio, num contexto de "terceiro mundo", numa Igreja que luta para descobrir a sua própria identidade num mundo de tão rápidas mudanças?

Bom, penso que para nós, da América Latina:
1. Não há outra possibilidade de se continuar existindo, enquanto Igreja, que não seja sob a perspectiva do Cristo ressurrecto.
Sem o Cristo ressurrecto não existe a suprema autoridade sobre todas as coisas, principados, poderes e dominações deste século presente que nos tornaria impotentes para desenvolver qualquer tarefa missionária.

2. Não há outra possibilidade de se continuar existindo, enquanto Igreja, que não seja sob a perspectiva da natureza missionária da Igreja.
Sem páscoa Cristã a Igreja não seria existente. Esta comunidade cristã só existe por causa do Cristo ressurrecto e é sua tarefa primordial contar a todos que Deus em Cristo reconcilia o homem consigo mesmo.

3. Não há outra possibilidade de se continuar existindo, enquanto Igreja, que não seja sob a perspectiva do já e do ainda não.
A páscoa cristã nos diz que a realidade do Reino de Deus já é presente, e que a caminhada dessa comunidade tem que ser marcada por esta noção do já e do ainda não. Anunciar, buscar e clamar o Reino de Deus, presente e futuro é prerrogativa da existência desta comunidade.

Feliz Páscoa!

Bibliografia
Bosch, David J.,Transforming Mission:Paradigm Shifts in Thelogy of Mission New York, Orbis Books, 1999

Newbigin, Leslie, Trinitarian Doctrine for Today's Mission England, Paternoster Press, 1998

Valdir Xavier de França, Ministro da IPI do Brasil.
Atualmente trabalho com a Faculdade Teológica Sul Americana e ISBL-Faculdade de Teologia em Londrina-PR. Sou formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife. Minha formação missiologica é do Centro Evangélico de Missões em Viçosa-MG e aguardando resposta de matrícula para ingressar no programa de Doutorado do Oxford Centre for Mission Studies, na Inglaterra.

Fonte: http://www.msevangelico.com.br

quarta-feira, 5 de março de 2008

UM PRESENTE PARA VOCÊ


Amados leitores, é com felicidade que apresentamos aqui um verdadeiro presente para vocês: A antologia SABEDORIA: Breve Manual do Usuário. O e-book é uma seleção temática de versículos bíblicos, frases e pensamentos antológicos, além de trechos de poemas e provérbios de diversas culturas.
Organizada por Sammis Reachers , o e-book possui 257 páginas, e está em formato PDF.

Leia abaixo um trecho da apresentação do e-book:

“Nesta obra estão coligidas citações diversas, na forma de frases e pensamentos (de escritores, filósofos, pensadores, teólogos, personagens históricas); e ainda provérbios de diversas culturas, além de pequenos trechos de poemas. Foram agrupados por tema - Amor, Alegria, Saudade, etc., sendo a grande maioria deles iniciados por uma citação bíblica correspondente.
Embora concebida no intuito de enriquecer a Biblioteca Evangélica de e-books (ficando assim explicitados os princípios que nortearam a seleção das citações), sendo a referida biblioteca parte de um esforço coletivo para disponibilizar bons livros gratuitamente na internet, esta obra, pelo seu caráter francamente universal, é proveitosa a todo tipo de leitor, até mesmo ao cético ou ateu.

Creio ser este um humilde mas seguro ancoradouro para qualquer um em busca da verdadeira sabedoria (para e sobre a vida), e para aqueles que querem enriquecer sua cultura. Tal obra é de grande préstimo, ainda, para todos que necessitam de uma citação para abrilhantar seja um discurso, sermão ou pregação, seja uma obra de arte ou textos de qualquer espécie, desde uma reportagem a um trabalho escolar.”


PARA BAIXAR O E-BOOK, Clique Aqui.

Leia, divulgue, compartilhe. E comente.

Nosso sincero desejo é que esta obra seja útil à tua vida e ministério.

domingo, 2 de março de 2008

Os Campos estão brancos


Temos que repetir sempre para gravar em nosso coração:

1. O campo é o mundo - português
2. The field is the world - inglês
3. El campo és el mundo - espanhol
4. Thián di jiú shi shi-jié - mandarim
5. Le champ c’est le monde - francês
6. Nohara-gá shekai ô dês – japonês
7. Na lile konde ni ulimwengu - swahili
8. Der acker is die welt - alemão
9. Tirums ir pasaule - leto
10. Akern ar varlden - sueco
11. De akker is de wereld - holandês
12. Rola zás to swiat - polonês
13. Batun sensung iyo - sul coreano
14. Ul hakell hua alamm - árabe
15. Landang ialan dunia – indonésio
16. Ang bukid ay ang sanlibutan – tagalog (Filipinas)
17. Fusha eshte bota - albanês
(Mt 13:38 a)

Para termos os Campos Brancos sempre em nossa mente, precisamos ver Jesus por vários ângulos, e assim ele preencherá todas as lacunas de nossa vida:

Gênesis - A Semente da mulher Gn 3:15
Êxodo - O Cordeiro Pascoal Ex 12:5-13
Levítico -O Sacrifício Expiatório Lv 4:14, 21
Números - A Rocha Ferida Nm 20:7-20
Deuteronômios - O Profeta Dt 18:15
Josué - O Príncipe dos Exércitos do Senhor Js 5:14
Juízes - O Libertador Jz 3:9/Rm 11:26
Rute - O Remidor Divino Rt 3:12/Tt 2:14
1 e 2 Samuel - O Rei Esperado 1 Sm 8:5
1 e 2 Reis - O Rei Prometido 1 Rs 4:34/Ap 21:1
1 e 2 Crônicas - O Descendente de Davi 1 Cr 3:10/Mt 1:7
Esdras - O Ensinador Divino Ed 7:10/Mt 9:34
Neemias - O Edificador Nm 2:18, 20
Éster - A Providência Divina Et 4:14
Jó - O Redentor que Vive Jó 19:25
Salmos - O Nosso Socorro e Alegria Sl 46:1/Mt 28:20
Provérbios - A sabedoria de Deus Pv 8: 22-36
Eclesiastes - O Pregador Perfeito Ec 12:10
Cantares - O Nosso Amado Ct 2:8
Isaías - O Servo do Senhor Is 42
Jeremias - O Senhor dos Exércitos Jr 31:18
Lamentações - O Consolador de Israel Lm 1:2
Ezequiel - O Senhor que Reinará Ez 33
Daniel - O Quarto Homem Dn 3:25
Oséias - O Esposo Os 3:16
Joel - O Juiz das Nações Jl 3:12
Amós - O Deus de Fogo Am 1:4; 9:4, 6
Obadias - O Salvador Ob 21
Jonas - A Salvação do Senhor Jn 2:9
Miquéias - O Ajuntador de Israel Mq 2:13; 4:3
Naum - O Cavaleiro da Espada Flamejante - Nm 3:3
Habacuque - O Puro de Olhos Hc 1:13
Sofonias - O Pastor de Israel Sf 3:13
Ageu - O que faz tremer os céus e a terra Ag 2:6, 7
Zacarias - O Renovo Zc 6:12
Malaquias - O Anjo do Concerto Ml 3:1
Mateus - O Messias Mt 2:6
Marcos - O Rei Mc 15:9
Lucas - O Filho do Homem Lc 12:8
João - O Filho de Deus Jo 1:14
Atos dos Apóstolos - O Cristo Ressurgido At 2:24
Romanos - A Justiça de Deus Rm 8:30
1 Coríntios - O Cristo Crucificado 1 Co 1:23
2 Coríntios - A Imagem de Deus 2 Co 4:5
Gálatas - O Cristo que Liberta Gl 5:1
Efésios - A Cabeça da Igreja Ef 4:15
Filipenses - O Viver Fp 1:21
Colossenses - O Homem Perfeito Cl 1:28
1 e 2 Tessalonicenses - O Senhor que virá 1 Ts 4:13/2 Ts 2:1
1 Timóteo - A Nossa Esperança 1 Tm 1.1
2 Timóteo - O Nosso General 2 Tm 2:1
Tito - O Nosso Salvador Tt 3:6
Filemon - O Doador do Bem Fm 6
Hebreus - O Sacerdote Eterno Hb 7:3
Tiago - O Legislador Tg 4:12
1 Pedro - O Rei 1 Pe 2:17
2 Pedro - O Nosso Senhor 2 Pe 1:2
1 João - O Cristo 1 Jo 5:1
2 João - O Filho do Pai 2 Jo 3
3 João - A Verdade 3 Jo 4
Judas - O único Dominador e Senhor - Jd 4
Apocalipse - O Alfa e o Omega Ap 22:13

Fonte: Missão Evangélica Global.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...